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Um Comentário:

  1. todas as marcas no mercado são de boa qualidade?

  2. Boa noite Caro!!!!
    Sei da importância da utilização do verniz, porém aplico-o com muito receio, há pouco tempo tenho aprofundado os estudos sobre o assunto com os videos explicativos postados pela loja Fruto de Arte, aos quais aprecio imensamente. Mas quanto ao verniz de retoque em spray, é seguro aplicá-lo sobre pinturas espatuladas com tinta espessa após 90 dias ou não? abraços

    • Olá Jones.
      Em essência o verniz a retoucher quer em fórmula líquida ou em spray tem as seguintes características:
      Trata-se de um verniz chamado de provisório pela sua formulação em relação aos vernizes finais.
      Nos vernizes finais, a quantidade de materiais sólidos (hoje normalmente resinas acrílicas solúveis em solventes tipo “white spirit) tem quantidade diferenciada ao verniz de retoque.
      O verniz de retoque é formulado com menor quantidade de sólidos, permitindo o “respiro” da película de pintura, podendo ser aplicado em um período menor após o termino da pintura.
      Assim de principio, uma camada de pintura normal leva cerca de um ano até a possibilidade de aplicação de um verniz final.
      Já o verniz de retoque não exige mais do que uma fração de tempo.
      Como o verniz de retoque permite a oxigenação da camada pictórica o procedimento de secagem da matéria não difere drasticamente em relação ao tempo.
      É de se esperar que a aplicação do spray de retoque em uma camada espessa de tinta continue a permitir a obtenção de oxigênio mas as características da secagem em profundidade seguem demoradas mas sem outro prejuízo.
      É de se notar que a aplicação do verniz de retoque seja entendido como uma aplicação de uma demão.
      Mais de uma camada pode somar a quantidade de resina e dificultar o “respiro” da pintura.

      Esperamos ter ajudado.

      Qualquer dúvida volte a nos comunicar.

      Obrigado.

  3. Gostaria de obter mais informações, como: onde encontrar, preço, etc.

  4. Saudações!!!

    Realmente o assunto verniz, deixa-me “intrigado”!!! Para pinturas com tinta espessa, posso aplicar o verniz final depois de um ano? é seguro? as marcas nacionais são de boa qualidade? grato!!!

    • Olá Jones.
      A questão do Verniz Final (para ser aplicado só a partir de um ano) em pinturas a óleo espessas é bastante relativa:

      A secagem dessas materias mais espessas aborda vários segmentos:
      1-) A espessura em sí da camada pictórica.
      2-) As temperaturas variaveis no prazo mínimo de um ano (ou mais)
      3-) O emprego de tintas com pigmentos variados, mais ou menos catalizadores de oxigênio.
      4-) O emprego durante a pintura de “mediuns” alquidicos que favorecem uma secagem mais rápida.

      Se assim mesmo a dúvida persiste, resta uma pergunta:
      É mesmo necessária a utilização de um verniz final?

  5. Saudações Sr. Caetano!!!
    Quando usar a base transparente acrílica sob gesso acrílico para imprimação, posso ainda além de uma camada de tinta acrílica usar óleo? É seguro!!! Grato!!!

    • A base transparente acrílica se aplica em diversas situações:

      1 – Como seladora de suportes antes da aplicação do gesso acrílico;
      2 – Como aglutinante do próprio gesso acrílico;
      3 – Como aglutinante de pigmentos formando uma tinta acrílica;
      4 – Como aglutinante da própria tinta acrílica de várias procedências;
      5 – Como verniz final em trabalhos de acrílico;
      4 – Como adesivo geral em artes plásticas e em técnicas especificas de “collage”
      as aplicações de base acrílica podem ser usadas a qualquer tempo sempre respeitando
      o principio “grasso sul magro”.

      Então a pintura a óleo pode ser aplicada tanto sobre a base como o gesso acrílico.

      Espero ter ajudado!

  6. Adorei o site. Informações importantes para quem está iniciando.

  7. Aliás, recomendo o site como um todo. Gostaria de ver mais vídeos para montagem de telas em chassis, por exemplo.

    • Olá Lucia, no Canal do Youtube do Fruto de Arte você encontra diversos vídeos explicativos com minhas orientações tanto sobre telas como outros materiais artísticos.
      Acesse o link abaixo para assistir ao vídeo sobre Como Montar Tela de Pintura e assine o canal para ser avisada quando novos vídeos forem publicados.
      https://www.youtube.com/watch?v=wxxf2Lk7LyM

  8. Boa noite!
    Gostei muito da vossa página e gostei de saber como é feito o papel para aguarela, pois não sabia as voltas que ela dá, mas só assim permite fazer as maravilhas de quem sabe trabalhá-lo!
    Sou uma aprendiz, de pintura, procurava imagens belas e simples, pois a escola vai fazer uma exposição, mas tem que ser um tema ainda fácil para mim.
    E assim encontrei a vossa página que adorei, e que vou seguir-vos porque vai ser uma grande ajuda para mim.
    Os meus parabéns por este excelente trabalho e ainda não tive tempo de ver os itens todos, tenho que ir devagar!
    Bom fim de semana e atá à próxima!
    Bjs. M.Celeste

  9. Saudações!!!!
    Gostaria de saber se posso considerar minha obra final “segura” e duradoura,…
    Compro as telas com uma base de PVA, e então aplico uma camada de resina acrílica transparente, em seguida uma de gesso acrílico, por vezes misturado a tinta acrílica, em seguida uma ou duas camadas de tinta acrílica pura ou diluída em água, horas bem generosas; só então começo a trabalhar com óleo, este geralmente em camadas bem mais generosas… Posso usar terebintina e óleo de linhaça para diluir as tintas que aplico sobre tudo isto ou devo usar o óleo “in paste”? Grato

    • Caro Jones,
      Segundo sua descrição, sua técnica de “grasso sul magro” está correta.
      Veja, as indicações para preparações de tela segundo os conservadores, universalmente, indica selagens com BASE ACRÍLICA e com GESSO ACRÍLICO, matérias magras.
      A sua aplicação posterior de pintura a óleo, seus solventes, mediuns e outros processos estão preservados.
      Tomei nota que você “colore” o gesso com acrílico; vejo esse procedimento sem problemas.

  10. carlos leonel ombudsman

    Parabéns … muito instrutivo, claro e objetivo.
    Onde encontro telas de pintura em poliester aqui no Brasil ?
    Sabes me dizer quanto custa o metro quadrado ?

  11. GERINALDO MONTEIRO

    GOSTARIA DE RECEBER UM DISCO DE CORES PARA EU USAR MELHOR AS CORES NOS MEUS TRABALHOS. OBRIGADO !

  12. Joamar Mendes Vasconcellos

    Sou aluna de desenho realista e outras técnicas como óleo e acrílico. Estou agora mais motivada graças a informações de grande valor aos meus estudos e saber que existe tais materiais e informações relacionadas. Obrigada!!!!

    • Manual do Artista

      Olá Joamar.
      Ficamos gratos em saber que de alguma forma estamos incentivando e ajudando no conhecimento de técnicas e produtos da área artística.
      Caso tenha interesse ou dúvidas sobre alguma material artístico não deixe de perguntar.

      Grato!

  13. Apenas o gesso acrílico é suficiente para uma ideal preparação de telas?

  14. tenho interesse em saber mais e comprar pigmentos inorganicos. Por favor o preço de cada 100 g

    • Olá Teresinha.
      Acessando o site http://www.frutodearte.com.br na busca PIGMENTO vai se abrir uma lista completa de cada pigmento, com suas características
      e de maneira bem clara quais são os pigmentos orgânicos e inorgânicos, com descrição de embalagem e preços de cada cor.

  15. Posso usar essa Base Acrílica encima de um trabalho feito de papel ou tecido, para vedar e manter limpo

    • Olá Rozana.

      É possível usar a Base Acrílica Transparente como proteção final em papéis e tecido sim.
      Há que se exercer cuidado e um teste antes da aplicação nos trabalhos pois há algumas tintas que são resolúveis.
      Então testar em amostras para preservar trabalhos definitivos é uma boa prática.

  16. Creio que vc errou em citar os artistas, pois nenhum deles pertence ao renascimento

    • Olá Iohanan.

      Seu comentário foi muito apreciado e absolutamente correto.
      O texto foi imediatamente corrigido e agradecemos muito sua intervenção!

  17. Oi, gostaria de saber se o “odorless petroleum” da marca Holbien é um solvente confiável.

    • Olá Ma,
      A marca HOLBEIN, japonesa fabrica excelentes produtos artísticos.
      O solvente referido é muito idôneo e recomendável.
      O site http://www.frutodearte.com.br disponibiliza outras marcas desse material sempre com condição de qualidade.

      • Olá, muito obrigada por responder!
        Atualmente moro no Japão e a Holbien é uma das tintas mais baratas daqui, se comparar com outras marcas japonesa como a Kusakabe ou Matsuda.
        Fico mais tranquila em usar agora com a sua resposta.

        Mais uma vez obrigada.

  18. Quero pintar com tinta a óleo em masonite (hardboard), mas não quero usar como base o gesso acrílico, pois quero manter a textura da placa de masonite. Existe alguma base transparente para tinta a óleo que eu possa usar.

    Se vc puder me responder esta questão me será de grande ajuda.

    Obrigado

    Silvio Ribeiro

  19. como é extraída a cola do animal?

    • Olá Sheila.
      Abaixo uma breve explicação sobre a extração da cola de pele de coelho:

      PREPARANDO AS PELES
      Hoje as peles chegam à fábrica cortadas em tiras finas, já sem os pelos separados mecanicamente.
      Os fornecedores são apenas algumas firmas especializadas na reciclagem dos pelos do coelho para a indústria diversa
      Coelhos vêm de fazendas de criação.

      A EXTRAÇÃO DA GELATINA
      As tiras de pele são sucessivamente colocadas em quatro grandes tanques cheios com água quente, a temperatura do banho começa no primeiro a 60°C, terminando a 80°C no último. Cada cozimento dura uma hora. O concentrado da primeira mistura é o mais rico de colágeno e, claro, o melhor.

      Filtrado através de um peneira e enviado para um secador, o que reduz o teor de água de 50% a 20%, a gelatina é então vertida em bases rígidas de superfícies vítreas As placas obtidas então ou são moídas para se obter o granulo ou o pó ou são fornecidas em pequenos retângulos.

  20. voce acha que oleo polimerizado pode ajudar numa impressao de maneira negra colorida?4 cores?

    • Olá Rubens.
      Quanto ao uso de óleos para serem adicionados à tinta de gravura em metal:
      É possível encontrar 2 Óleos Charbonnel para Gravura adequados para serem usados.
      Um é óleo leve e outro óleo pesado, mais viscoso.
      O óleo mais viscoso será a indicação correta para responder a sua consulta.
      Quanto ao “stand oil”, polimerizado, há que se fazer uma experimentação, sobretudo em “maneira negra”.

  21. Gostaria de tirar uma dúvida:
    Para a preparação de uma tela (base) para pintura a óleo devo usar a base transparente como imprimadura e depois aplicar a base gesso sobre ela ou se aplicar uma ou outra?

    • Prezado Altamir,
      1 – A BASE TRANSPARENTE ACRÍLICA CROMACOLOR tem várias finalidades: A primeira delas é ser uma SELADORA. Se sua tela é de tecido cru (sem preparação) a Base Transparente deve ser aplicada com uma demão para SELAR o tecido.

      2 – Após a aplicação e a secagem da BASE, inicia-se a IMPRIMAÇÃO com o GESSO ACRÍLICO CROMACOLOR normalmente em três demãos. Essa BASE também é um diluente para o GESSO, caso você queira experimentar.

      A BASE acrílica somente se tornaria uma IMPRIMAÇÃO se você aplicar pelo menos três demãos no tecido cru.

      Como a BASE é transparente você vai enxergar a trama do tecido. A BASE é também um excelente adesivo para qualquer interferência na tela. Serve também como verniz final (no caso do óleo, depois de meses de secagem).

      No Canal do Fruto de Arte no YouTube, você poderá assistir alguns vídeos explicativos sobre a Base Acrílica e o Gesso Acrílico.

      Esperamos poder tê-lo ajudado.

  22. Gertrudes Cussiano

    Perfeito este trabalho parabéns gostaria de receber sempre estas informações

  23. Angelo Silvano Nascimento

    Olá Rubens. Gostaria de saber se é possível fazer gravura em metal coma placa de zinco.

    • Olá Angelo.
      Sim, as placas de zinco são usadas para gravura em metal da mesma maneira que as tradicionais de cobre.
      Os procedimentos também são iguais para todas as técnicas.

  24. Angelo Silvano Nascimento

    Muito obrigado pela resposta Caetano. estou iniciando na técnica da gravura. Sou novato ainda e preciso de algumas dicas. Valeu. Abraços.

  25. Gostaria saber de pegmento ôrganico e inorgânicos para micropigmentação na pele.
    Qual a melhor e sem risco à saúde?
    Obrigada!

    • Olá Francis.

      Os Pigmentos Cromacolor, quer orgânicos ou inorgânicos, NÃO podem de maneira alguma ter outra aplicação que as atividades artísticas aplicadas em suportes dos mais diversos: pintura em tela, gravura, conservação, aquarelas etc. etc. e com as precauções específicas de proteção e também não devem ser ingeridos ou absorvidos pela respiração.

      O uso na pele é extremamente perigoso. Podemos indicar materiais inofensivos existentes para outras finalidades uma vez que sua aplicação seja temporária e extremamente curta.

  26. Olá, eu comprei errado a tinta Charbonnel para gravura em metal e gostaria de saber se é possível deixar ela mais líquida e fazer a gravura em papel. Obrigada desde já!

    • Olá Bruna.

      Sim, a tinta muito viscosa pode ser modificada através do auxilar Óleo para Gravura Leve Charbonnel 500ml

      Trata-se de um óleo cozido, bem mais leve que, adicionado à tinta modifica a viscosidade.
      Tambem há a possibilidade de se usar um óleo de linhaça de nível artístico, comum, mas o adequado é o óleo leve cozido da Charbonnel.

  27. José Caetano de Souza

    Aprendi que a cor complementar é a que está no lado oposto do círculo cromático. A que está próxima é a sua harmônica. Estou certo ou errado?

    • Olá José.

      Sim, você tem razão, as cores complementares são as que estão opostas no circulo de cores.
      Como referência há um sistema lógico: Nas três primárias as cores complementares são explicadas com simplicidade: Cada cor primaria, que são três, a complementar é a cor da soma das restantes, por exemplo, a complementar do vermelho é o verde (soma do azul e do amarelo), e assim em diante.

      O Livro TEORIA DA COR, o qual é possível encontrar na loja virtual frutodearte.com.br, ele aborda afundo o assunto, no meu entender uma publicação imperdível.

  28. Olá, gostaria de saber sua opinião sobre o seguinte medium:
    1 parte Gema de ovo
    1 parte de vinagre
    5 a 6 partes de sun thickened linseed oil

    O pintor japonês que usa esse medium se chama Osamu Obi, ele tem uma página no facebook e ensinou essa receita.
    Eu pesquisei sobre essa receita e vi que tem uma parecida para ser usada com têmpera.
    É seguro usar essa receita com tinta a óleo? E se sim, pode ser usada sobre qualquer superfície?
    Ele disse que o vinagre serve como conservante, mas será que eu não posso usar o óleo de cravo pra esse propósito?

    • Olá Mary.

      Entendemos que você se refere a medium para pintura a óleo.
      Em relação as temperas também há algo na receita.

      Há vários mediuns para ambas as práticas: Para o óleo não veja a função do vinagre; a gema teria uma ação emulsionante e a adição de óleo espessado ao sol nos parece mais uma composição em uma fórmula pessoal que alguns artistas praticam.

      Na realidade os mais efetivos mediuns de pintura a óleo hoje são os mediuns de resina alquídica que substituíram as fórmulas da antiguidade (de óleos cozidos com chumbo e mesclados a residas tipo mastique.

      Se o medium relatado for utilizados em temperas, a adição da gema só complementa a receita original da tempera a ovo (pigmento mais gema); a adição de óleo
      espessado se justifica pois torna a tempera “grassa” (utilizada por Volpi); nesse caso o óleo mais usado é o “stand oil”, óleo de linhaça polimerizado.

      Quanto ao vinagre nosso conhecimento endossa o óleo de cravo.

      No site do Fruto de Arte (www.frutodearte.com.br)está disponível o novo lançamento em português do Manual do Artista de Ralph Mayer no qual abordar profundamente diversos assuntos da arte e da pintura.

      • Muito obrigada por responder!
        Eu gosto muito de pesquisar sobre mediums que os artistas usam e indicam, pois na internet há várias receitas muitas vezes duvidosas. Eu penso que qualidade e durabilidade da obra vem em primeiro lugar. É por isso que sempre estou aqui ou no blog cozinha da pintura para tirar minhas dúvidas.
        Mais uma vez obrigada!

  29. Gostaria de conhecer melhor a técnica. Vcs oferecem cursos e ferramentas para gravuras em metal (aço ) ?

    • Olá Marcos.

      A gravura em metal normalmente é executada produzindo a matriz em uma placa de cobre.
      Não oferecemos cursos presenciais mas se você informar sua localização podemos lhe indicar esses núcleos, sendo alguns gratuitos.

  30. Gostaria de saber se posso usar a cola de coelho nas telas prontas que compramos nas lojas?
    Posso usar uma camada de cola, e depois o gesso acrílico?

    • Caro Rogerio,
      As telas prontas disponíveis no mercado estão imprimadas com o chamado gesso acrílico.
      Essa imprimação prescinde de qualquer outra intervenção, salvo mais uma ou mais camadas do Gesso Acrílico Cromacolor para reforçar e garantir que a tela esteja adequada à pintura.

      A Cola de Coelho, nesse estágio fica sem função. Mas se trata de um colágeno aplicável em diversas técnicas tanto como seladora de superfícies como de aglutinante para técnicas de pintura a base de cola; nas técnicas de douração misturada ao bolo armênio, é imprescindível.

  31. Olá Sr. Caetano, quanto à diluição do gesso acrílico, que quantidade de água devo adicionar ao gesso para cobrir uma superfície previamente tratada com uma demão de base acrílica?

  32. Olá .Boa tarde !
    Aonde posso encontrar esse livro .
    Em livrarias? Quais ?
    Moro em Santa Catarina .

  33. Tive um pequeno acidente com uma tela e acabou riscando, ela já estava com verniz de retoque da winsor & Newton, posso pintar por cima do verniz para consertar o riscos? Ou terei que remover verniz? Qual o melhor removedor de verniz de retoque?
    A tela tem uns 6 meses pintada e passei o verniz faz um mês.
    Desde já obrigada.

  34. As telas que compro já estão prontas para pintar devo usar a base acrílica mesmo assim?

  35. gostaria de saber o nome desta maquina de madeira da foto ?
    achei muito interessante e queria se encontro desta maquina hoje em dia para compra ou manual de como fabricar e usar uma desta?
    obrigado

    • Olá Sérgio.

      Essa máquina é conhecida como “Forma Redonda” e só existe nas próprias fábricas antigas que fornecem papel para artistas de primeira qualidade e na maioria composto de 100% algodão.

      Pela sua conformação a máquina “imita” a maneira antiga da feitura do papel à mão pois o entrelaçamento da fibra é randômico, diferente dos papéis feitos em esteira continua onde as fibras correm no sentido do avanço em uma única direção.

      Não há disponibilidade desse equipamento para aquisição. Outra máquina que alimenta essa em questão é o “Moinho Holandês”, que bate as fibras antes de abastecer a máquina de “Forma Redonda”. Esse moinho holandês existe em alguns fornecedores no exterior.

  36. Gosto muito de usar verniz de cera no meu óleo.

  37. Bom dia, Caetano. Tudo bem?
    Tenho uma dúvida sobre verniz, pintei uma tela à óleo, apesar de deixar um tempo secando, mais não completamente apliquei o verniz. Pois era uma encomenda. Nesse caso, na própria pintura (tinta) utilizei óleo secante, mas acho que reagiu com o verniz e ficou mais parecido com uma cola do que com o verniz em si.
    Então, nesse caso, retirei a camada de verniz superficial da tela, que parecia cola. Não alterou a pintura, e após 15 dias, tempo de secagem do solvente em reação com o pigmento, apliquei novamente o verniz spray, que acredito ter uma melhor oxigenação e um secagem melhor. Porém ainda, após 2 anos, existem pontos na pintura (tela) que ainda parece uma cola… já melhorou, mas ainda não completamente.
    Você sabe o que aconteceu? Poderia me auxiliar nesse assunto?
    Obrigado por enquanto.

    • Olá Maurício.
      Precisaria de algumas informações para poder tentar lhe orientar melhor.
      1 – O VERNIZ INICIAL, JÁ RETIRADO, PODE ESPECIFICAR MARCA E TIPO?
      2 – O VERNIZ SPRAY, DA ÚLTIMA APLICAÇÃO, PODE ESPECIFICAR MARCA E TIPO?

      • Olá, Caetano. Tudo bem?
        O verniz inicial que utilizei foi o VERNIZ FIXADOR ACRILFIX ACRILEX
        e o segundo verniz, seria o ARTISTS’ CLEAR PICTURE VARNISH – VERNIZ ARTÍSTICO – 400ML – EM SPRAY.

        • Caro Maurício,

          Levando em consideração que no seu relato você conseguiu retirar o verniz inicial, isso já é uma proeza pois a retirada de verniz é aleatória podendo trazer resultados danosos à camada de pintura, que segundo você, não se alterou.
          Isso leva a crer que o filme de pintura estava seco.

          Na sua segunda tentativa você se depara com o mesmo problema de pontos indesejados.
          Já que você conseguiu retirar a camada anterior de verniz sugiro que repita a operação outra vez.

          Deixando a pintura sem verniz, recomendo deixa-la por um tempo sem proteção e, aproveitando o período, pode até deixar a tela AO SOL (vigiando a mudança de tempo com chuva). O pintor flamengo RUBENS já aconselhava os adquirentes de suas obras a proceder essa intervenção.

          Passado um certo tempo de aferição de secagem você pode aplicar, para se prevenir, um verniz provisório (em spray ou ao pincel) designado VERNIZ A RETOUCHER.
          Trata-se de um verniz leve que deixa a pintura respirar.

          Após um bom tempo você, querendo, pode aplicar um VERNIZ A TABLEAUX, esse definitivo.

  38. Existe alguma tinta aquarela para tecido ou algo parecido ?

    • Olá Gabriella.
      Quando você diz tinta aquarela para tecido, se refere a tecido de tela de pintura ou tecido em geral como por exemplo roupas?

  39. Gostaria de saber se a aguarrás comum pode ser usada como solvente para tinta à óleo, obrigado.

  40. Wilson de Paula Silveira

    Comprei uma tela comum e queria deixa-la mais lisa, mas sem prejudicar a aderência da tinta. Pelo que vi, devo passar a base acrílica e depois gesso. Minha dúvida é quantas camadas e se devo lixar ou não. Agradeço se puder esclarecer

  41. Boa tarde!!! Gostaria de aprender como fazer base acrílica pra biscuit… poderia me ensinar???

    • Olá Josué.
      Base Transparente é utilizada principalmente em técnicas de pintura, como seladora, adesivo, preparação de superfícies (tela tecido, papel) com verniz final, etc. Não temos informações sobre “biscuite” nesse material.

  42. Nirma Costa Dos Anjos

    Muito interessante os detalhes fornecido aqui neste site, eu acho lindo a douração em objetos, este é o motivo para eu querer saber sobres os materiais utilizados para esta técnica. Agora que descobrir, sei que terei todas as respostas que preciso. Obrigada por criarem um site com tantas informações de muito valor para quem quer aprender.

    • Olá Nirma, ficamos honrados com seu elogio.
      Caso tenha interesse em tirar dúvidas na área de douração ou outros produtos artísticos não deixe de perguntar.
      Obrigado.

  43. BISMARQUE ALCANTARA BISPO

    Esta cera pode ser usada sobre pintura com aquarela?

    • Olá Bismarque.
      A aquarela, praticada em papel, EXPERIMENTALMENTE, pode ser TESTADA usando o verniz de cera.
      As técnicas são experimentais e o resultado provocará um total reflexo estranho na pintura, além de provocar uma mancha de cera em partes do papel.

  44. gostaria de comprar os chassis de madeira, vc vende separados?
    30×45
    40×60
    50×75 ?
    50×100 ?

  45. Quais os usos mais frequentes desta cola e qual a diferença dela paraa cola de peixe.

    Muito obrigado pela atenção.

    Victor Farias

    • Olá Victor.
      A cola de pele de coelho é um colágeno e a cola mais utilizada em várias práticas de artes plásticas desde a antiguidade.
      Até o advento das colas 100% acrílicas era o material mais usado para a selagem de tecidos para tela antes da aplicação dos “primers” da imprimação mais antiga.
      Também foi usada como aglutinante para cores “detrempes” junto a pigmentos formando uma tempera para pintura artística.
      É também utilizada em técnicas de douração, para ser adicionada ao bolo armênio.
      Em relação a outras colas animais sempre foi a mais utilizada.

  46. Muito obrigado pela pronta resposta.
    Se não for abusar muito da sua paciencia poderia me dizer como se faz ela e a de peixe. Sei que existem ambas para venda.
    Mas gostaria de aprender a fazer.

    Mais uma vez muito obrigado pela atenção.

    • Uma parte de cola de coelho para cinco partes de água, temperatura ambiente.
      Deixe repousar por um período de doze horas.
      A quantidade de cola de coelho deve ser prevista para a finalidade da aplicação.
      Em caso de teste, faça uma pequena quantidade.
      Essa solução pode ser acondicionada em refrigerador por até dez dias.
      A quantidade proporcional acima mostra que a cola absorveu toda a água e tornou a mistura um uma substancia gelatinosa.
      Adicione mais cinco partes de água e misture. Deixe repousar por mais uma hora. Prepare um banho maria até que todas as partículas estejam dissolvidas (não deixe ferver de maneira alguma!)
      Bolhas de ar serão dissolvidas durante o aquecimento com uma discreta mistura.
      Deixe esfriar. A partir desse momento, acondicione em um vidro adequado e guarde no refrigerador.
      Quando for utilizar aqueça ligeiramente em banho maria.

      Cola de peixe: não recomendamos produtos que não são acompanhados de informações sobre a formulação ou a procedência.

  47. Yara Melo de Novaes

    Olá . Muito bom os artigos!
    Costumo trabalhar só com o óleo de linhaça.
    Mas fico intrigada e gostaria de saber, qual será o medium que muitos artistas norte americanos usam em suas pinturas, deixando-as com muito brilho, com uma textura diferente, em obras figurativas realistas e hiperrealistas.
    Obrigada

  48. olá.
    trabalho com acrílico sobre telas ou painéis de madeira.
    devido ao uso de camadas finas de tinta e de lápis posca sobre a tinta. percebo uma perda na saturação das cores. pensando em recuperar a vivacidade perdida no processo, além da proteção contra poeira, passei a utilizar o verniz semi-fosco em aerosol da acrilex.
    o resultado final não me deixou satisfeito, pois, não notei ganho nas cores, como já ví em trabalhos de outras pessoas.
    Por isto, pensei em utilizar verniz líquido. qual seria a melhor alternativa para atingir os resultados esperados.

    muito obrigado pela atenção.

    • Olá Beto.
      O verniz que você tem aplicado em spray tem como base a RESINA ACRÍLICA.
      Outros vernizes líquidos na linha de pintura também são baseados em acrílicos.
      Na minha opinião o caminho é testar as diversas preparações no caminho erro e tentativa pois as formulações podem ter alterações que talvez levem a resultados diversos: Assim na linha nacional VERNIZ CORFIX você tem a goma laca, a temolina e outros vernizes ou proteção a preços razoáveis a serem testados.
      Mesmos os vernizes acrílicos líquidos nacionais devem ser testados pois as formulações podem ter composições mixtas de monômeros diversos.

  49. Gostei. Simples e objetivo… Já favoritei aqui.

    Obrigada por compartilhar o conhecimento.

  50. Boa tarde Jones . Estou começando a pintura em lápis grafite. Gostaria de saber qual o verniz para aplicação na tela, após o final da obra. abç

    • Manual do Artista

      Olá Walter.
      Você está usando o lápis na tela e mais alguma matéria tipo tinta como técnica mixta ou tão somente o lápis?
      Se for esse o caso o certo será usar um fixador, preferencialmente em spray para preservar o reflexo particular do lápis.
      Sim, é possível também usar um verniz de pintura mas o efeito final será diferente. No caso do fixador você pode controlar o efeito final com mais de uma aplicação do spray.

  51. Elisabete Aparecida Teodósio

    Sou estudante de restauro e tenho me interessado muito sobre arte. Essa publicação além de riquíssima em informação e apresentação de produtos de qualidade está lindamente produzida.

    • Olá Elisabete, nós que ficamos agradecidos por agradar nossos leitores, infelizmente no Brasil esse tipo de informação sobre a área artística e de restauro é muito escassa, então tentamos pelo menos introduzir o público interessado nesse mundo.
      Caso tenha algum assunto que tenha interesse que seja publicado em nosso site, não deixe de nos dizer.
      Obrigado.

  52. Charles Kingston Melo

    Bom dia!
    Gostei muito da vossa página e gostei de saber como é feito o papel para aguarela, pois não sabia as voltas que ela dá, mas só assim permite fazer as maravilhas de quem sabe trabalhá-lo!
    Sou uma aprendiz, de pintura, procurava imagens belas e simples, pois a escola vai fazer uma exposição, mas tem que ser um tema ainda fácil para mim.
    E assim encontrei a vossa página que adorei, e que vou seguir-vos porque vai ser uma grande ajuda para mim.
    Os meus parabéns por este excelente trabalho e ainda não tive tempo de ver os itens todos, tenho que ir devagar!
    Bom fim de semana e ate a próxima!

  53. Olá Caetano,
    Adorei seu site. Apesar de minha profissão não estar ligada à arte, sou amante da pintura. Sempre que posso, pesquiso sobre o assunto e me arrisco na criação de alguns quadros a óleo. Gostaria de lhe pedir informações de como se faz a douração em tela. Tenho vontade de usar a douração em alguns pontos específicos da pintura. Como devo fazer? Qual a técnica que devo usar? Douração deve ser feita sob ou sobre o óleo?
    Aguardo ansiosa por seus ensinamentos.
    Abraço,
    Lilian.

    • Cara Lilian,
      Há várias maneiras da aplicação de folhas de ouro (ou de tintas douradas).
      Eventualmente olhe no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Scd3KBPsOKs.
      No meu entender você falou em pintura a óleo.

      Se for esse o caso a aplicação da folha de ouro (ou imitação) deve preceder a pintura em si. Você pode aplicar as folhas seguindo seu projeto e pintar a óleo depois pois as folhas aceitam o óleo.

      A colagem das folhas podem ser efetuadas com diversos procedimentos: o mordente da Corfix, a Base acrílica transparente Cromacolor ou os materiais mais sofisticados como os da Charbonnel.

      Tudo isso você encontra no site: http://www.frutodearte.com.br ou onde melhor lhe convier. Há também a condição de obter o dourado antes da aplicação do óleo via tintas acrílicas ouro iridescente (há na Corfix e também nas importadas (Liquitex).
      O acrílico aceita bem o óleo. No mais tente faze experiências com amostras de telas até achar sua práxis.

  54. Paulo Cesar Starling

    Eu trabalho com douração de paredes e tetos gostaria de ter a cola de coelho da melhor forma possivel para esse tipo de trabalho, gostaria de dicas, instruções gerais para me adaptar a ela. Por favor se puder me ajudar?

    • Olá Paulo,

      Algumas considerações:
      A cola de coelho é usada em uma variedade de técnicas artísticas e uma delas é a douração.
      Nesse caso a cola serve para ser adicionada ao “Bolo Armênio” que é uma argila preparada para fazer o suporte da folha de ouro e é o método mais tradicional nessa técnica. Se for esse seu caso a cola, que é fornecida em pó deve ser diluída em água tépida até formar uma gelatina e depois de um determinado intervalo, diluída mais uma vez em água aquecida (sem ferver) e adicionada ao Bolo Armênio até formar uma pasta para ser aplicada no suporte escolhido.
      Nesse estágio se aplica a folha.

      Se quiser exemplos mais explícitos em videos há que acionar o http://www.youtube.com.

      Os melhores videos estão em inglês, francês e italiano.
      Gilding pratices, Dorure avec Bole, Doratura in muro.

  55. luiztexturas@gmail.com

    gostaria de comprar pigmento para tintas

  56. Olá Jones! 🙂
    No restauro duma pintura a óleo tendo verificado que depois de limpa alguma da tinta usada pelo artista se soltava, pergunto se será próprio dar verniz de retoque como sendo um fixador em toda a pintura e depois deste seco preencher as lacunas com tinta e finalmente por último aplicar uma demão de verniz final para selar o conjunto? Ou seja pode-se pintar em cima do verniz e depois de seca a pintura envernizar tudo? Muitíssimo obrigado!!!

    • Manual do Artista

      Olá Hilmer, vamos comentar o assunto como uma intervenção pontual e dentro do assunto contido na pergunta desse Email.
      A perda de matéria detalhada dentro do proposto pode ser remediada dentro do proposto: O verniz indicado nesse caso, será o VERNIZ A RETOUCHER (indicamos o verniz do fabricante francês LEFRANC & BOURGEOISE).
      Aplicado o verniz, aguardar um período de secagem (pelo menos duas semanas) antes de aplicar a correção com a tinta de sua preferência.
      Esperamos ter lhe ajudado.

  57. Olá Caetano, gostaria de saber se pode me ajudar com uma dúvida.
    O Gel Óleo da Corfix possui alguma resina? Se sim qual seria? Se não, sílica talvez? Não consigo encontrar a composição deste produto além da contida na embalagem (mesma coisa no site do fabricante), onde diz: “Óleo de linhaça e aditivos”. Aditivos é um ingrediente um tanto vago para um óleo gel. Enfim, gostaria de saber a composição deste medium. Quais possíveis aditivos a Corfix emprega neste produto para que o óleo de linhaça adquira a forma de gel? Não sabemos a possibilidade ou índices de amarelecimento ou de craquelura que o produto possa vir a desenvolver se a composição está vaga. Obrigado e parabéns pelo belíssimo trabalho tão necessário no Brasil.

    • Manual do Artista

      Prezado Camilo,
      Sim, sabemos que na descrição dos auxiliares de pintura artística certos produtos tem uma informação sem muitos dados.
      Mesmo assim registro que em termos de tintas para o artista a indústria referida no seu email é o única remanescente que temos no Brasil.

      Passo uma ficha de segurança do produto que não especifica o denominado “aditivo”: http://www.corfix.com.br/produtos/i_ficha54-1.pdf

      Você pode também indagar do próprio fabricante a composição: laboratorio@corfix.com.br

      • Obrigado pela resposta e pela dica do e-mail Caetano.
        A ficha de segurança do produto eu já havia consultado e como podemos observar não consta informação suficiente sobre os aditivos.
        Neste meio tempo entrei em contato por telefone e fui muito bem atendido pela pessoa que me atendeu. Esta por sua vez contatou o laboratório da empresa e repassou a informação da química responsável que afirmou que é uma norma da empresa manter sigilo quanto à composição de certos produtos.
        Apesar do ótimo atendimento e atenção por parte da Corfix infelizmente não obtive sucesso em saber a natureza dos aditivos que compõem o produto.
        Uma pena, pois muitos fabricantes estrangeiros já estabelecidos no mercado mundial e nacional geralmente oferecem ao artista informação suficiente para que este possa extrair o melhor desempenho que seus produtos oferecem e alcançam.
        Não quero de forma alguma parecer crítico quanto à indústria em questão, ao contrário, gostaria apenas de um pouco mais de informação sobre este material que gostaria de experimentar no lugar de um similar estrangeiro. O papel desta empresa no Brasil é de indiscutível importância, principalmente por ser a porta de entrada de muitos artistas. Inclusive já utilizei e utilizo ainda muitos produtos deles para estudos. Algumas cores da Corfix, principalmente as monopigmentárias, ainda me impressionam quando comparadas a outras linhas estudantes estrangeiras, tendo um desempenho muito satisfatório para a tarefa que se destinam. Além disso, se não me engano a linha de produtos Cromacolor, distribuída pela Fruto de Arte, é fabricada na Corfix e posso afirmar que os produtos que tive a oportunidade de utilizar desta linha são de ótima qualidade.
        Desculpe por me estender e insistir no esclarecimento sobre este gel óleo, mas se porventura soubesse a composição clara deste produto e as informações batessem com o que acredito ser confiável como o seu respectivo estrangeiro, poderia facilmente substituir o produto importado pelo nacional com segurança.
        Mais uma vez muito obrigado pela atenção e parabéns pelo excelente trabalho.

  58. MAURICIO SANTOS DA SILVA

    Olá Caetano, gostaria que me esclarecesse uma dúvida, por favor. Tenho umas telas em óleo sobre tecido de algodão pintadas a alguns anos e gostaria de revivelas, já que estão tomadas de poeira e opacas pelo tempo, não usei verniz na época que as fiz, tenho vontade de passar a goma laca incolor para proporcionar brilho, tenho medo dos vernizes definitivos pois já usei um que acabou com minha pintura em determinado tempo. as tornou amarelas.. então, devo usar a goma laca incolor??? obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho.

    • Prezado Mauricio,

      Tenho razões para indicar o verniz de cera de abelha nos casos de envernizamento.

      Trata-se de um verniz removível a qualquer tempo pois sua formula é composta de cera e terebintina.
      Aplica-se com uma trincha ou “boneca”, tipo tampão. De início, após a limpeza da sua tela, a terebintina evapora e o reflexo será fosco. Aí com
      uma escova ou mesmo trincha você consegue um acetinado e quase brilho.

      Digamos que daqui a cinco anos você decida remover o verniz. Com outra “boneca”, embebida em terebintina a remoção da cera é completa.
      Esse produto, além da finalidade nesse caso, é também um “medium” para pintura a óleo.

      No site http://www.frutodearte.com.br procure é possível adquirir esse produto.

  59. MAURICIO SANTOS DA SILVA

    Agradeço sua orientação e digo que vou segui-la, muito agradecido pelo seu pronto atendimento, assim como sua acertada acessoria, parabéns pelo ótimo trabalho.

    • Nós que agradecemos sua participação e compartilhamento de informações.
      Precisando estamos aqui para tentar orientar da melhor forma possível e não deixe de sugestionar novos artigos.

      Obrigado.

  60. no Museu Lasar Segall em Sao Paulo tinha um curso de calcografia.Confira com eles.

  61. Eu pretendo começar a pintar em tela, porém, não sei qual o melhor tipo de tinta para iniciar os trabalhos. O senhor poderia me dizer qual a melhor tinta a ser usada em trabalhos iniciais?

    • Prezada Laura,
      As duas correntes mais usadas são:
      Tinta a óleo: demora a secar, usa solventes, as cores secam diferente uma das outras por conta dos pigmentos.
      Tinta acrílica: seca rápido (por volta de vinte minutos), é solúvel em água (enquanto se pinta), todas as cores secam ao mesmo tempo. Quando se erra, esperar a secagem e pintar por cima.
      Então minha recomendação fica com a tinta acrílica.
      Só não esqueça de ter água ao lado para limpar os pinceis, não deixe a tinta secar completamente nos pincéis.
      Bom trabalho!!!

  62. luciocsampaio@bol.com.br

    preciso saber se essa mistura é nociva ou razoável: usei uma tinta (esmalte parede a base de água misturei com gesso acrílico agua e cola cascorex. ficou bem interessante o final da textura.
    terei problemas?
    lucio

    • Manual do Artista

      Olá Lucio, precisaria de algumas informações antes de poder lhe orientar:
      1 – Esmalte usado, verifique o componente na lara: resina alquídica?
      2 – Qual a cor (ou mistura de cor) do esmalte?
      3 – Em qual superfície (tela, MDF, carão, parede)?
      4 – Quanto usou de gesso acrílico na proporção da mistura?
      5 – Quanto tempo levou a secar?

  63. uma outra “fórmula” que também experimentei foi o verniz acrílico brilhante com gesso acrílico , cascorex e um pouco de água.
    as opções que estou enviando são vulneráveis?!
    antecipo meus agradecimentos

  64. Ok, então vamos lá
    O esmalte à base de água é composto de resina acrílica modificada, constando entre eles : sufactantes, dióxido de titânio, amônia solução aquosa, nitrito de sódio.
    a cor é creme (bege claro).
    a superfície é tela. Misturei com um pouco de água, 10% de gesso ou um pouco mais.
    usei um pote de 250 gramas completo, e um pouco de cascorex.
    com umas três horas acredito, estava seca.
    o composto acrílico (base transparente) que vc anuncia no youtube não é fácil de achar aqui em Recife, por isso preciso de alternativas , ou terei que comprar pela internet.
    Mais uma vez agradeço sua célere atenção.

    • Então as considerações:
      O uso de material de fabricação para artistas utiliza critérios diferentes das tintas de uso prático, principalmente imobiliários.
      Dai minha recomendação é prescindir desses produtos de uso que eu chamaria de “temporários”, pois tem em sua composição itens menos permanentes ao tempo, tais como desagregação, inconsistência de plasticidade através o tampo, perda de cromaticidade pelo ataque luminico.

      Muitas das tintas imobiliárias, chamadas de acrílica tem composição adicionada ao estireno, econômico, porem degradável no tempo.
      Mesmo mistura de componentes diversos devido composição devem ser racionais: cascorex (é um vinil), gesso mistura à massa (muito sólido) devem ser evitados.
      Sim, sei das dificuldades do acesso ao material artístico (com exceção de S.Paulo, onde estão as poucas lojas especializadas e TODOS os importadores).
      Mas o custo do PAC dos Correios é justificado pela escolha mais pragmática dos insumos.

      Não sei se você já viu os vídeos que tenho preparado através do Canal do Fruto de Arte no YouTube, onde discuto certos procedimentos, mas sempre visando uma economia de processo. Abaixo passo o link da Playlist:
      https://www.youtube.com/watch?v=yMTMavuag00&list=PLIoUL2IqO8LkOGvfhTgYXaKRM9YZ0gO1N

      No mais, continuo a sua disposição.

  65. Nobre Caetano, também observei outro post em que o artista usa cola cascorex extra como substituta da resina, sendo aplicada antes do gesso + verniz acrílico brilhante.
    Um abraço

  66. Maria Zélia Brasil Soumaili

    Fiz poucas aulas de desenho,, como sou auto didata posso conhecer mais as técnicas, e materiais.

  67. Meu caro, boa tarde.
    Preciso da sugestão de um profissional.
    Apenas pinto a óleo e não pretendo mudar.
    Porém, como recebo muitas encomendas, e quero sempre entregar o mais rápido possível, o meu maior problema está relacionado com o verniz que devo aplicar.
    Como já tive problemas por aplicar vernizes finais cedo demais, tenciono começar a aplicar o verniz de retoque em spray da Talens.

    – o que pretendo é um verniz que me permita poder aplicá-lo o mais cedo possível.

    Neste sentido, qual será exactamente, aquele MÍNIMO TEMPO NECESSÁRIO, de secagem do óleo, para que possa arriscar com segurança um verniz spray de retoque? Há alguma diferença entre as várias marcas de spray de retoque no que diz respeito ao tempo mínimo de espera?

    O problema é a imensa e variadíssima informação que eu ouço.. já ouvi por exemplo, que ainda no processo de pintura, se desejar mudar de imediato de cor (sem ter que esperar que o óleo seque) posso aplicar de imediato em cima da tinta ainda húmida verniz de retoque (spray) deixar secar, e pintar por cima!

    Mas o que pretendo verdadeiramente saber, é qual o verniz de retoque em spray que me permita poder aplicá-lo o mais rápido possível? E o tempo mais exacto que devo esperar?

    O Talens é uma boa escolha?

    Posso aplicar após um mês ou 3 semanas?

    A minha ideia é encontrar o tempo mais exacto para futuramente proceder. Entregar a obra o mais rapidamente possível com apenas verniz de retoque e informar o cliente de que se deve aplicar um verniz final após e entre 6 meses a 1 ano.

    E já agora: o que acontece se após 6 meses ou 1 ano, a obra não levar verniz final? Tem mesmo que levar um final? O verniz de retoque deixa de fazer efeito?

    Muito obrigado por qualquer informação.

    • 1 – VERNIZ DE RETOQUE: Trata-se de um verniz com um mínimo de componente sólido, permitindo a camada de pintura captar ainda oxigênio, facilitando a secagem do óleo. Diferente do verniz final que FECHA a camada e que deve ser aplicado após a secagem do filme de pintura.

      2 – VERNIZ FINAL – como observado acima, a ser aplicado depois de um período extenso com a camada de pintura SECA. Finalidade: proteção em relação ao meio ambiente, igualdade de reflexo lumínico, existe em vários acabamentos: acetinado, brilhante e matte (fosco);

      3- VERNIZES (RETOQUE E FINAL), EM SPRAY: Reputamos como idôneos, de diversas marcas. (Spray como vernizes finais não tem a possibilidade de mesclagem de tipos, como os vernizes em líquido);

      3 – O VERNIZ DE RETOQUE É SEMPRE BRILHANTE;

      4 – Disponível também o VERNIZ DE CERA, é final mas REMOVÍVEL A QUALQUER TEMPO. A principio MATTE mas pode tornar-se por ação mecânica em ACETINADO.

      5 – PENTIMENTOS e verniz de retoque (o termo retoque é relativo): À DISCUTIR.

      6: TEMPOS DE SECAGEM DA CAMADA DE PINTURA: Recomendamos devido as características de secagem observar os diversos aspectos: temperatura, umidade, espessura da camada, etc. etc., a utilização de MEDIUNS DE PINTURA pelas suas comprovadas qualidades reológicas.

      FINALMENTE: EM VERNIZES DE RETOQUES, temos em spray e em líquido, marcas francesas PEBEO e LEFRANC & BOURGEOISE. Consultar o site frutodearte.com.br.

      Se você estiver em São Paulo, seria um prazer recebê-lo na loja Fruto de Arte para mais detalhes onde estou presente todas as Terças e Quintas.

  68. Bom dia
    Será que existe algum solvente para tinta de caneta, estou com roupas manchadas e não consigo tirar….

  69. esse livro está disponível gratuitamente na internet? gostaria lê-lo e usá-lo como bibliografia para um artigo, porém só encontrei resenhas e a introdução

  70. Caetano nem precisa responder a outra pergunta. Está claro que quando o assunto é qualidade , a economia fica em segundo plano . Vou preparar minhas telas com os materiais que vc indica em seu(s) canal(ais) no youtube.
    Seus préstimos são valiosos para os artistas (iniciantes ou não).
    Continue nos ajudando.
    Um abraço.

  71. Olá! Onde posso comprar o disco cromático completo? Obrigada

  72. Olá! Boa tarde! Minha mãe pintava telas á óleo e acrílicas. Mas ficou doente e por anos não pintou mais. Resultado: suas tintas endureceram um bocado. Ela agora resolveu dar mais umas pinceladas e… Teria como diluir tintas que estão com uma certa maciez, mas não tão fluidas como antes? As acrílicas viraram uma borracha bem macia, e as do óleo não dissolvem direito na terebintina, (palavras dela). É desesperador ver ela brigando com os pinceis…

    • Olá Salete, tinta acrílica após seca não temos como reverter seu estado. Já no caso das tinta óleo provavelmente deve ter vencido ou realmente secado e “estragado”, impossibilitando que seja revertido seu estado mesmo com solvente. Uma pena… caso sua mãe esteja entusiasmada para voltar a pintar, acesse o site frutodearte.com.br e confira linhas de tinta acrílica e tinta óleo disponíveis.

      • Eu fiquei anos sem pintar também, 8 para ser exata, as minhas ficaram um pouco ressecadas, e eu estou diluindo elas em azeite misturado com óleo de coco, nada melhor do que um óleo de qualidade para diluir suas tintas, as minhas depois que comecei a diluir com óleo, ficam mais vibrantes e iluminadas, prefiro mil vezes o bom óleo do que um solvente! 😉

  73. Parabéns pela produção,muito esclarecedoras essas informações.

    • Obrigado Ulysses. Ficamos gratos por saber que estamos ajudando artistas e amantes da arte nessa área que ainda tem muito para descobrir no Brasil.

  74. Boa Tarde
    Gostaria de saber qual é o melhor jeito de limpar os pincéis ( produto e modo de secar) principalmente os pincéis de ponta fina e qual melhor solvente para tinta a óleo para secagem mais rápida da tela.

    • Olá Daniela.
      A limpeza dos pincéis utilizados na pintura à óleo pode ser realizada com solvente como por exemplo a Terebentina ou solventes “ecológicos”.
      O ideal é sempre limpar os pincéis logo após o uso, antes da tinta secar. Mergulhe o pincel no solvente, de preferência sem deixar a ponta apoiada no fundo do recipiente para não danificar o pincel. Existem lava pincéis apropriados para isso.
      Deixe o pincel mergulhado por algum tempo no solvente e depois na água ou com um pano vá removendo a tinta, repita esse procedimento até toda a tinta ser removida.

      Referente ao solvente para diluir a tinta óleo e agilizar a secagem, aconselho você conhecer os Médiums para Pintura à Óleo. Com certeza te ajudará bastante.

  75. Bom dia, Jones

    como faço para remover o verniz fosco final spray da acrilex de um quadro recém pintado com tinta acrílica?
    Preciso fazer alumas alterações na pintura.
    obrigada

    • Olá Adriana,
      O procedimento de retirar o verniz da pintura é delicado e deve ser feito por profissionais que tenham alguma experiência. É comum encontrar obras que perderam velaturas ou parte de sua camada pictórica durante a remoção do verniz.

  76. Bom dia, Jones,

    Neste caso, posso então dar continuidade nas alterações do quadro mesmo sobre o verniz?
    Pintar sobre o verniz não irá prejudicar a qualidade e durabilidade da tinta acrílica?
    Obrigada pela orientação.

    • Olá Adriana, na verdade o ideal é remover o verniz, porém, conforme informei na questão anterior esse processo é delicado, alguns vernizes são permanentes, isto é, uma vez aplicados, grudam na camada pictórica de modo irreversível. Isso quer dizer que, embora seja possível remover parte desse verniz com substâncias que removam a resina, torna-se impossível não retirar parte da pintura no mesmo procedimento. Por isso aconselhamos você à procurar um especialista em restauração para averiguar o correto procedimento que menos prejudicará a pintura no momento da remoção.

  77. FLAVIA OLIVEIRA BARSANULFO

    Olá Sr. Caetano,
    Compro o tecido preparado e estico no chassi, ele é áspero e gostaria que ele fosse mais lisinho, como faço?
    Passo uma camada de base acrilica ou de gesso?
    Tenho que lixar antes?

  78. Boa tarde, já fiz um curso de gravura em metal há muito tempo, qual é o nome líquido corrosivo que submergimos a placa para finalizar a gravação?

  79. Só uma correção: o linho não é superior ao algodão em longevidade, os dois se deterioram ao longo do tempo de forma similar. Isso claro demora muitos anos pra acontecer

  80. Hola
    Necesito pigmentos naturales equivalentes a cyan y magenta ¿ustedes tienen?

  81. Pingback: 3 dicas para montar um arranjo de flores - Blog Crysmax

  82. Qual é o valor do pote do Verniz e Medium de cera de abelha?

  83. posso usar Thinner para diluir tinta óleo?

  84. Olá, agradecido por ter acesso a essas informações. Recentemente entrei em curso de aquarela . me sinto enebriado ao usar o material, e o referido material tem me passado relevantes informações.

    • Olá Ângelo, nós que ficamos lisonjeados por poder ajudar os profissionais e amantes das artes plásticas.
      Bem Vindo à esse maravilho mundo da aquarela!

  85. Wilson de Paula Silveira

    Comprei uma tela de lona grossa e me esqueci de passar uma camada de cola antes de aplicar o gesso acrílico. O gesso não vazou para o outro lado, mas me disseram que o gesso acrílico não pode ser usado diretamente no tecido, pois o corrói com o tempo. Minha pergunta é: troco a tela ou fico com esta mesmo? Agradeço se puder responder

  86. Fatima Auxiliadora de Moura.

    Achei muito bom as pranchetas de desenho e outros materais.

  87. Roque Luiz mascarenhas Lopes

    Ola.
    Gostaria de amiores informacoes de como coprar este livro ( O livro do pintor )

  88. Alexandre Mendes Chaves

    Para uma pintura acrilica em tecido linho, qual é o melhor material para preparar a tela?

  89. FRANCISCO EDIVILSON VALES

    Parabenz muito agradecido pelo feito e forma de esplanação das cores muito obrigado e sucesso á todos deste mundo colorido.

  90. Oi Caetano !
    Gostaria que você me desse uma explicação sobre o LIQUIN tm original, a Windsor &Newton. Ele é um tipo de verniz ?
    Pode ser aplicado sobre a tinta a óleo ainda não completamente seca ?
    O seu medium é a terebentina?

    Muito obrigada.
    Helen

    • Olá Helen, o LIQUIN é um medium de base alquídica que acelera a secagem das tintas a óleo, melhora a sua fluidez, aumenta o brilho, é resistente ao amarelecimento e é ideal para técnicas de velatura.

  91. Caetano, preciso de outra informação sua, por favor.
    o Artist’s Gloss Varnish, for oil color, da Winsor &Newton, é um verniz que só pode
    ser aplicado após a pintura estar completamente seca, ou seja, pintura a óleo camadas finas, após um ano de secagem mais ou menos ?

    Ele sela completamente a pintura, ou seja, não a deixa respirar? Isso seria uma vantagem ou desvantagem ?
    Muito obrigada pela sua ajuda sempre preciosa.
    Helen

    • Olá Helen, tanto o verniz de retoque como de acabamento só devem ser aplicados após a secagem completa da pintura, o que pode variar de meses até anos, dependendo do clima, espessura da pintura e outros elementos utilizados na tinta à óleo.
      Lembrando que a principal função do Verniz é criar uma barreira protetora na pintura contra agentes externos como poeira, umidade e até arranhões superficiais.

  92. Sou designer moda e atualmente trabalho criando estampas textil por favor quero compriender melhor usar nas

    minhas criacoes cores como usar o disco cromatico nas minhas pinturas de pais
    agens vocês podem me enviar um disco e explicaçoes de como utiliza-lo por gentileza. Meu endereço é: Suecia estudando na Universidade em Stockholm tenho e-mail: licsants@hotmail.com .

    Atenciosamemte

    Cileuma

  93. O Gesso acrilico pode ser usado em isopor?

  94. João Rafael Ferreira

    posso substituir essa base transparente por cola branca cascorez na imprimação de telas? Grato

    • Olá João, não aconselhamos o uso desse material para imprimação de telas. O produto ideal para a imprimação seria realmente o Gesso Acrílico pela longevidade garantida, não sofrendo as alterações pertinentes perante as variações climáticas, as deteriorações de percurso das receitas tradicionais.

  95. Olá boa noite!

    Sou fabricante de tintas pequeno porte estou em busca de PIGMENTOS DISPERSOS ORGANICOS E INORGANICOS.

    Preciso de umas amostras e cotação dos mesmos. Aceite meus agradecimentos antecipadamnete.

    Vado Ferraz

  96. ola
    to fazendo mandalas e quero colar na tela de pintura…
    gostaria de saber se tenho que pintar essa tela…como preparar-la…ou posso deixar como comprei msm
    abç
    rose

    • Olá Roseli.
      Geralmente as telas prontas já vem preparadas, precisaria confirmar se a sua tela já está com imprimação ou não. Caso não seja uma tela preparada é sempre interessante realizar a imprimação da tela para maior durabilidade.
      Para seu trabalho, caso a tela de pintura que você tenha comprado já tenha sido preparada não há necessidade de realizar a imprimação novamente.
      Esperamos tê-la ajudado.

  97. favor enviar tabela de preço.

  98. Wilson de Paula Silveira

    Boa noite, eu utilizo o verniz Satin da Winsor & Newton sobre pintura a óleo e gostaria de saber quantas demãos eu passo. A aparência da tela fica boa com uma demão, mas fico em dúvida se a pintura fica mais protegida com uma camada mais grossa de verniz, ou seja, duas demãos. Obrigado

  99. Da onde que branco não é uma cor? Não é a mistura de todas?

    • Olá Marcelo, tudo bom?
      No caso, estamos falando do branco como cor-pigmento e não da cor-luz.
      Tem um livro muito bom sobre o assunto chamado Teoria da Cor, nele é abordado sobre cor-pigmento e cor-luz.

      Agradecemos pelo comentário.

  100. muito bom e simples-

  101. Boa tarde, preciso de tela de linho cru para um reentelo só que o linho tem que ser largura dobrada pois a tela tem 2x3mts. Onde posso encontrar?

  102. existia uma tinta para tecido da Acrilex aquarela

  103. Marcelo Romani Borges de Araujo

    SOU PINTOR DE ACRÍLICOS REALMENTE SÃO FANTÁSTICOS

  104. Vanda de Sousa Savóia

    Gratidão pelos esclarecimentos e informações. Muito úteis!!!!

  105. Que maravilha de informações, normalmente ninguém as fornece. Sou apaixonada por douração e tive minhas dúvidas esclarecidas aqui sobre a douração igual espelho. Agora vou procurar os materiais com um preço justo para comprar. Muito obrigada 🙏🥰

  106. uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre os variadíssimos temas que abordam tudo sobre pintura. Obrigado

  107. Iraci de Jesus Almeida

    A matéria me ajudou com minha filha do segundo ano Ilaize gosta de brincar com cores e criando cores. Valeu Parabéns!