A resina acrílica, obtida das reservas fósseis, necessita de intervenções complexas para compor um meio da atividade artística.
Vários aditivos são necessários para que o aglutinante ideal resulte da matéria prima inicial:
Emulsificantes, dispersantes, antiespumantes, humectantes, espessantes e biocidas balanceados são os componentes da resina adequada a produzir uma tinta para artistas.
A tinta acrílica foi inicialmente desenvolvida na década de 1950 como pintura imobiliária, e foi disponível comercialmente como tintas para artistas na década de 1960. O termo -acrylic- refere-se ao fato de que o pigmento para a tinta é suspenso em uma emulsão de polímero acrílico.
Diferente das tintas a óleo, onde o pigmento está suspenso em óleo (óleo de linhaça geralmente) o nome faz todo o sentido. A água é usada para combinar a emulsão e pigmento em tintas acrílicas e, por conseguinte acrílicos são considerados como “à base de água.” mas o certo é que a tinta acrílica é uma “dispersão com água”.
Dependendo das técnicas de pintura utilizadas, as acrílicas podem parecer semelhantes, quer em pinturas a óleo ou aquarelas. Naturalmente, a tinta acrílica também pode ser aplicada de tal modo que é claramente uma pintura acrílica, e não óleo ou aquarela.
As tintas acrílicas tradicionais são as tintas de secagem rápida que estiveram presentes nos últimos 50 anos. Elas são fabricadas por várias indústrias no ramo artístico.
O comportamento e propriedades das tintas acrílicas
A tinta acrílica depois de seca não é solúvel em água. Acrílicos secam em menos de trinta minutos. Em contraste, o óleo não se tornar seco ao toque durante 48 horas no mínimo.
A tinta acrílica seca de forma diferente de tinta a óleo. A tinta acrílica “seca” por evaporação de água. Tintas a óleo secam pela interação com o oxigênio do ar com o óleo e (quando utilizado) a evaporação do solvente.
Os filmes de acrílicos não são tão complexos como os de óleo. Uma variedade de aditivos são adicionados à tinta acrílica para conseguir um funcionamento conveniente. Exemplos desses aditivos são agentes espessastes, estabilizadores, conservantes, surfactantes, solventes de coalescência e desespumantes. Alguns dos aditivos são solúveis em água ou são solúveis em algum solvente na sua fase industrial.
As pinturas acrílicas, no caso de comparação, não apresentam craqueladuras em relação a pinturas a óleo, porque as resinas são mais flexíveis e podem suportar trações muito maiores. Acrílicos são bons adesivos e podem suportar muitas vezes o seu próprio peso. Eles não devem, contudo, ser manejados para aglutinar materiais muito densos ou estruturas salientes na superfície do suporte.