As técnicas diretas:
O uso de ferramentas tais como a ponta seca, os buris, raspadores, brunidores, roulletes, o berceaux (maneira negra) com ação direta na placa de cobre proporcionam uma ação mecânica na obtenção da matriz.
Os procedimentos indiretos:
Trata-se de técnicas onde se processa a placa com diversos insumos que possibilitam o banho de morsura em ácidos (ácido nítrico) e/ou bases (percloreto de ferro) combinados ou não com técnicas diretas (é água forte, água tinta, vernis bola entre outros).
A linha Charbonnel contempla principalmente as tintas, mais uma linha de produtos para as técnicas indiretas como os vernizes.
A variedade de vernizes e a disponibilidade de tintas, tanto pretas como em cores, é ampla e merece comentários mais detalhados para maior aproveitamento de cada item.
Gostaria de conhecer melhor a técnica. Vcs oferecem cursos e ferramentas para gravuras em metal (aço ) ?
Olá Marcos.
A gravura em metal normalmente é executada produzindo a matriz em uma placa de cobre.
Não oferecemos cursos presenciais mas se você informar sua localização podemos lhe indicar esses núcleos, sendo alguns gratuitos.
no Museu Lasar Segall em Sao Paulo tinha um curso de calcografia.Confira com eles.
Boa tarde, já fiz um curso de gravura em metal há muito tempo, qual é o nome líquido corrosivo que submergimos a placa para finalizar a gravação?
Olá Luciano, acho que você está falando do Ácido Nítrico, também chamado de Água Forte.
Nos vídeos abaixo você pode entender um pouco mais sobre a gravura em metal.
https://www.youtube.com/watch?v=ADY2sc-GnQE
https://www.youtube.com/watch?v=L3HdGf1IVCk
Achei muito bom as pranchetas de desenho e outros materais.