Preparação das Telas de Pintura

AS TELAS (E TECIDOS) SÃO CRUAS OU PREPARADAS?

As telas já esticadas em seu chassis são sempre preparadas; as vendidas em metros podem ser preparadas ou não.

tela de algodao para pintura

tela de pintura no chassi

 

 

 

 

 

 

 

 

QUAL É A FINALIDADE DA PREPARAÇÃO (“PRIMER”)?

As telas devem ser preparadas com um substrato que protege as fibras do tecido, propicia uniformidade e aderência no filme de pintura, reflete a luz branca e, no caso de pintura a óleo, evita que os ácidos fiquem em contacto com o tecido. Sua plasticidade acompanha os movimentos dimensionais. Aumenta de modo efetivo a longevidade da obra.

preparacao de telas primer

COMO É COMPOSTO O “PRIMER?

gesso acrilico cromacolor

A melhor imprimação é o chamado GESSO ACRÍLICO: resinas acrílicas, branco de titânio e mais componentes; diluível em água, de fácil aplicação e secagem rápida.  Nas telas mais populares e baratas as formulas são desconhecidas mas há a possibilidade de lixar e aplicar o Gesso como garantia.

Esse GESSO ACRÍLICO se presta a pintura a óleo, acrílico e demais técnicas. Há mais uma vantagem no uso desse material pois o filme produzido sustenta a pintura em caso de restauração.

O GESSO ACRÍLICO está disponível em vários tamanhos de embalagem, diversas marcas, nacionais ou importadas.  Tem a consistência de tinta viscosa e pode ser diluído com água ou BASE ACRÍLICA TRANSPARENTE.

HÁ OUTROS TIPOS DE PREPARAÇÃO DE TELAS?

Existem preparações dirigidas à pintura a óleo, compostas de materiais considerados inerentes à técnica, de formulas mais antigas mas sem as vantagens do GESSO ACRÍLICO.

Se for uma questão de escolha existem a disposição tecidos em metros (e rolos) importados com os dois tipos de imprimação; a imprimação chamada UNIVERSAL, a base de GESSO ACRÍLICO (para todas as técnicas) e a da formula mais antiga, só para técnicas de óleo.

Os implementos para esse tipo de preparação estão disponíveis: Cola de pele de coelho ou cola “coqueiro”, óleos cozidos ou não, gesso “cré” e mais produtos.

EXISTE UMA REGRA PARA SE FAZER A IMPRIMAÇÃO?

base acrilica transparente cromacolorNo caso em que o artista escolha tecidos crus, a imprimação é necessária : uma encolagem prévia, efetuada com uma BASE ACRÍLICA TRANSPARENTE. Essa encolagem uniformiza os sulcos do tecido e evita que o “primer” a ser utilizado trespasse ao verso, bem como permite uma uniformidade na aplicação do GESSO.

Um procedimento fácil: esse material é disponível com o nome de BASE ACRÍLICA de consistência viscosa e diluição com água.   Em tempo, o GESSO ACRÍLICO pode ser colorido facilmente na sua massa e continua com as mesmas características. O GESSO e a BASE são miscíveis entre si no caso da diluição do primeiro. A quantidade de mãos, normalmente de uma a três, depende dos propósitos do artista.

 

Compre no Fruto de Arte

Artigos Relacionados

22 Comments:

  1. Saudações!!!!
    Gostaria de saber se posso considerar minha obra final “segura” e duradoura,…
    Compro as telas com uma base de PVA, e então aplico uma camada de resina acrílica transparente, em seguida uma de gesso acrílico, por vezes misturado a tinta acrílica, em seguida uma ou duas camadas de tinta acrílica pura ou diluída em água, horas bem generosas; só então começo a trabalhar com óleo, este geralmente em camadas bem mais generosas… Posso usar terebintina e óleo de linhaça para diluir as tintas que aplico sobre tudo isto ou devo usar o óleo “in paste”? Grato

    • Caro Jones,
      Segundo sua descrição, sua técnica de “grasso sul magro” está correta.
      Veja, as indicações para preparações de tela segundo os conservadores, universalmente, indica selagens com BASE ACRÍLICA e com GESSO ACRÍLICO, matérias magras.
      A sua aplicação posterior de pintura a óleo, seus solventes, mediuns e outros processos estão preservados.
      Tomei nota que você “colore” o gesso com acrílico; vejo esse procedimento sem problemas.

  2. Quero pintar com tinta a óleo em masonite (hardboard), mas não quero usar como base o gesso acrílico, pois quero manter a textura da placa de masonite. Existe alguma base transparente para tinta a óleo que eu possa usar.

    Se vc puder me responder esta questão me será de grande ajuda.

    Obrigado

    Silvio Ribeiro

  3. Gostaria de tirar uma dúvida:
    Para a preparação de uma tela (base) para pintura a óleo devo usar a base transparente como imprimadura e depois aplicar a base gesso sobre ela ou se aplicar uma ou outra?

    • Prezado Altamir,
      1 – A BASE TRANSPARENTE ACRÍLICA CROMACOLOR tem várias finalidades: A primeira delas é ser uma SELADORA. Se sua tela é de tecido cru (sem preparação) a Base Transparente deve ser aplicada com uma demão para SELAR o tecido.

      2 – Após a aplicação e a secagem da BASE, inicia-se a IMPRIMAÇÃO com o GESSO ACRÍLICO CROMACOLOR normalmente em três demãos. Essa BASE também é um diluente para o GESSO, caso você queira experimentar.

      A BASE acrílica somente se tornaria uma IMPRIMAÇÃO se você aplicar pelo menos três demãos no tecido cru.

      Como a BASE é transparente você vai enxergar a trama do tecido. A BASE é também um excelente adesivo para qualquer interferência na tela. Serve também como verniz final (no caso do óleo, depois de meses de secagem).

      No Canal do Fruto de Arte no YouTube, você poderá assistir alguns vídeos explicativos sobre a Base Acrílica e o Gesso Acrílico.

      Esperamos poder tê-lo ajudado.

  4. As telas que compro já estão prontas para pintar devo usar a base acrílica mesmo assim?

  5. Wilson de Paula Silveira

    Comprei uma tela comum e queria deixa-la mais lisa, mas sem prejudicar a aderência da tinta. Pelo que vi, devo passar a base acrílica e depois gesso. Minha dúvida é quantas camadas e se devo lixar ou não. Agradeço se puder esclarecer

  6. Eu pretendo começar a pintar em tela, porém, não sei qual o melhor tipo de tinta para iniciar os trabalhos. O senhor poderia me dizer qual a melhor tinta a ser usada em trabalhos iniciais?

    • Prezada Laura,
      As duas correntes mais usadas são:
      Tinta a óleo: demora a secar, usa solventes, as cores secam diferente uma das outras por conta dos pigmentos.
      Tinta acrílica: seca rápido (por volta de vinte minutos), é solúvel em água (enquanto se pinta), todas as cores secam ao mesmo tempo. Quando se erra, esperar a secagem e pintar por cima.
      Então minha recomendação fica com a tinta acrílica.
      Só não esqueça de ter água ao lado para limpar os pinceis, não deixe a tinta secar completamente nos pincéis.
      Bom trabalho!!!

  7. luciocsampaio@bol.com.br

    preciso saber se essa mistura é nociva ou razoável: usei uma tinta (esmalte parede a base de água misturei com gesso acrílico agua e cola cascorex. ficou bem interessante o final da textura.
    terei problemas?
    lucio

    • Olá Lucio, precisaria de algumas informações antes de poder lhe orientar:
      1 – Esmalte usado, verifique o componente na lara: resina alquídica?
      2 – Qual a cor (ou mistura de cor) do esmalte?
      3 – Em qual superfície (tela, MDF, carão, parede)?
      4 – Quanto usou de gesso acrílico na proporção da mistura?
      5 – Quanto tempo levou a secar?

  8. uma outra “fórmula” que também experimentei foi o verniz acrílico brilhante com gesso acrílico , cascorex e um pouco de água.
    as opções que estou enviando são vulneráveis?!
    antecipo meus agradecimentos

  9. Ok, então vamos lá
    O esmalte à base de água é composto de resina acrílica modificada, constando entre eles : sufactantes, dióxido de titânio, amônia solução aquosa, nitrito de sódio.
    a cor é creme (bege claro).
    a superfície é tela. Misturei com um pouco de água, 10% de gesso ou um pouco mais.
    usei um pote de 250 gramas completo, e um pouco de cascorex.
    com umas três horas acredito, estava seca.
    o composto acrílico (base transparente) que vc anuncia no youtube não é fácil de achar aqui em Recife, por isso preciso de alternativas , ou terei que comprar pela internet.
    Mais uma vez agradeço sua célere atenção.

    • Então as considerações:
      O uso de material de fabricação para artistas utiliza critérios diferentes das tintas de uso prático, principalmente imobiliários.
      Dai minha recomendação é prescindir desses produtos de uso que eu chamaria de “temporários”, pois tem em sua composição itens menos permanentes ao tempo, tais como desagregação, inconsistência de plasticidade através o tampo, perda de cromaticidade pelo ataque luminico.

      Muitas das tintas imobiliárias, chamadas de acrílica tem composição adicionada ao estireno, econômico, porem degradável no tempo.
      Mesmo mistura de componentes diversos devido composição devem ser racionais: cascorex (é um vinil), gesso mistura à massa (muito sólido) devem ser evitados.
      Sim, sei das dificuldades do acesso ao material artístico (com exceção de S.Paulo, onde estão as poucas lojas especializadas e TODOS os importadores).
      Mas o custo do PAC dos Correios é justificado pela escolha mais pragmática dos insumos.

      Não sei se você já viu os vídeos que tenho preparado através do Canal do Fruto de Arte no YouTube, onde discuto certos procedimentos, mas sempre visando uma economia de processo. Abaixo passo o link da Playlist:
      https://www.youtube.com/watch?v=yMTMavuag00&list=PLIoUL2IqO8LkOGvfhTgYXaKRM9YZ0gO1N

      No mais, continuo a sua disposição.

  10. Nobre Caetano, também observei outro post em que o artista usa cola cascorex extra como substituta da resina, sendo aplicada antes do gesso + verniz acrílico brilhante.
    Um abraço

  11. Caetano nem precisa responder a outra pergunta. Está claro que quando o assunto é qualidade , a economia fica em segundo plano . Vou preparar minhas telas com os materiais que vc indica em seu(s) canal(ais) no youtube.
    Seus préstimos são valiosos para os artistas (iniciantes ou não).
    Continue nos ajudando.
    Um abraço.

  12. Boa Tarde
    Gostaria de saber qual é o melhor jeito de limpar os pincéis ( produto e modo de secar) principalmente os pincéis de ponta fina e qual melhor solvente para tinta a óleo para secagem mais rápida da tela.

    • Olá Daniela.
      A limpeza dos pincéis utilizados na pintura à óleo pode ser realizada com solvente como por exemplo a Terebentina ou solventes “ecológicos”.
      O ideal é sempre limpar os pincéis logo após o uso, antes da tinta secar. Mergulhe o pincel no solvente, de preferência sem deixar a ponta apoiada no fundo do recipiente para não danificar o pincel. Existem lava pincéis apropriados para isso.
      Deixe o pincel mergulhado por algum tempo no solvente e depois na água ou com um pano vá removendo a tinta, repita esse procedimento até toda a tinta ser removida.

      Referente ao solvente para diluir a tinta óleo e agilizar a secagem, aconselho você conhecer os Médiums para Pintura à Óleo. Com certeza te ajudará bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *