Solventes para Tinta a Óleo

solventes para tinta a oleo

As tintas são os ingredientes básicos para o pintor. No entanto, os óleos, médiuns, vernizes, solventes e bases são ingredientes adicionais a partir dos quais se pode fazer uma variedade infinita de adaptações à cor, de forma a servir a visão criativa individual do artista.

SOLVENTES

Os solventes são utilizados para diluir a tinta a óleo, assim como para limpar os pincéis e as paletas após a sessão de pintura. Os solventes fabricados para uso artístico devem ser totalmente voláteis, o que significa que, ao evaporarem-se da mistura de tinta, não devem deixar qualquer resíduo.

TEREBINTINA

Todos os solventes variam em força e na sua capacidade de “soltar” o corpo da cor. O solvente da gama para artistas mais forte é a terebintina.
A terebintina origina uma mistura adequada, evapora-se lentamente, e é o solvente com o odor mais forte dos normalmente utilizados pelos pintores.
Deve ser usada com os cuidados necessários para a preservação da saúde.

Aguarrás para Artistas (essência mineral).
Dá origem a uma mistura fluida, evapora-se facilmente, menos dispendiosa e não se oxida quando armazenada.

TUPERNOID

Dá origem a uma mistura controlada, evapora-se lentamente, é o menos perigoso, não se deteriora quando armazenado e tem um odor mínimo.

Os solventes foram reconhecidos em geral como potencialmente perigosos para a saúde. No entanto, se forem utilizados com cuidado não constituem perigo para a maioria dos utilizadores.

9 Comments:

  1. Oi, gostaria de saber se o “odorless petroleum” da marca Holbien é um solvente confiável.

    • Olá Ma,
      A marca HOLBEIN, japonesa fabrica excelentes produtos artísticos.
      O solvente referido é muito idôneo e recomendável.
      O site http://www.frutodearte.com.br disponibiliza outras marcas desse material sempre com condição de qualidade.

      • Olá, muito obrigada por responder!
        Atualmente moro no Japão e a Holbien é uma das tintas mais baratas daqui, se comparar com outras marcas japonesa como a Kusakabe ou Matsuda.
        Fico mais tranquila em usar agora com a sua resposta.

        Mais uma vez obrigada.

  2. Gostaria de saber se a aguarrás comum pode ser usada como solvente para tinta à óleo, obrigado.

  3. Bom dia
    Será que existe algum solvente para tinta de caneta, estou com roupas manchadas e não consigo tirar….

  4. Olá! Boa tarde! Minha mãe pintava telas á óleo e acrílicas. Mas ficou doente e por anos não pintou mais. Resultado: suas tintas endureceram um bocado. Ela agora resolveu dar mais umas pinceladas e… Teria como diluir tintas que estão com uma certa maciez, mas não tão fluidas como antes? As acrílicas viraram uma borracha bem macia, e as do óleo não dissolvem direito na terebintina, (palavras dela). É desesperador ver ela brigando com os pinceis…

    • Olá Salete, tinta acrílica após seca não temos como reverter seu estado. Já no caso das tinta óleo provavelmente deve ter vencido ou realmente secado e “estragado”, impossibilitando que seja revertido seu estado mesmo com solvente. Uma pena… caso sua mãe esteja entusiasmada para voltar a pintar, acesse o site frutodearte.com.br e confira linhas de tinta acrílica e tinta óleo disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *