Secagem e Óleos Diversos

secagem e oleos diversos

Os óleos de secagem e de semi-secagem são óleos vegetais utilizados na cor, e são nomeadamente o de linhaça, o de papoula e o de cártamo, entre outros.

Diferentes métodos de processamento dão origem a óleos com ritmos de secagem, consistências e tonalidades diferentes. Os óleos de secagem são muitas vezes utilizados para alterar a consistência e a secagem da cor de um modo muito semelhante ao dos “médiuns”s preparados.

Óleo de Linhaça Prensado a Frio (Cold-Pressed Linseed Oil): Pode ser adicionado à tinta para diminuir a consistência, melhorar a fluidez e aumentar o brilho e a transparência.

Óleo de Linhaça Refinado (Refined Linseed Oil): Apresenta muitas das qualidades da variedade prensada a frio, ao mesmo tempo que torna a secagem mais lenta. É o óleo mais popular.

Óleo de Linhaça Polimerizado (Linseed Stand Oil): Melhora o fluxo e o nivelamento da cor. É adequado para velaturas e para pormenores e é resistente ao amarelecimento, ao mesmo tempo que aumenta a durabilidade da película. Torna mais lenta a secagem e é o melhor óleo a escolher como meio aditivo.

Óleo de Linhaça Clarificado (Bleached Linseed Oil): Acelera a secagem, melhora a fluidez e devido à sua tonalidade é particularmente adequado para utilização nas cores claras.

Óleo de Linhaça Espessado (Thickened Linseed Oil): Acelera ainda mais a secagem do que o óleo de linhaça refinado, melhora a fluidez e o brilho e aumenta a durabilidade da película.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *