O Livro do Pintor – Estudo sobre as Técnicas e Materiais Artísticos

livro-do-pintor-chamada

Recém editado em Portugal já está disponível no Brasil “O Livro do Pintor”.

Trata-se de uma publicação muito oportuna em português dado que a disponibilidade de livros sobre o assunto é muito restrita até o momento. A edição é de maio de 2016.

Livro do Pintor

materiais artísticosA elaboração do livro é simples e direta e interessa muito aqueles que buscam explicações sobre o material do artista pintor. Há muitas ilustrações descritivas.

Nas suas cento e noventa páginas o autor Francisco Chinita percorre toda a gama dos insumos utilizados pelos artistas pintores.

O autor discute, de início, os materiais artísticos do passado ao presente: tempera ao ovo, óleo, aquarela, os lançamentos do acrílico entre outros; não deixa de lado também outros produtos de fabricação contemporânea que também são empregados pelos artistas no seu dia a dia.

 

tintasEm seguida os temas se referem a assuntos importantes que merecem ser discutidos pela sua frequência: os aglutinantes específicos de cada técnica, seus produtos auxiliares que hoje são diversos e extremamente úteis, como os “mediums” em cada técnica.  A questão dos vernizes e sua apropriação é também um item posto em questão pelo autor.

Na questão das tintas o autor aborda desde a fabricação atual, a diferença entre os níveis técnicos de cada media, a leitura e interpretação dos rótulos hoje  com abundante informação sobre seus componentes, transparência ou opacidade, resistência à luz e permanência.

O tópico óleo e acrílico e as permanências de cada técnica são colocações atuais e não deixaram de ser abordadas.

 

Hmateriais artisticosá uma descrição bastante útil sobre o preparo de tintas pelo próprio artista cobrindo a tinta a óleo, as temperas, a aquarela entre outras.

Muito importante é a discussão do preparo das superfícies de pintura e as selagens e a imprimação das telas.  Esclarecimentos adicionais sobre outros suportes como a madeira, o contra placado e sua imprimação com o gesso acrílico e as bases acrílicas transparentes.

Nesse capitulo há uma ampla discussão sobe as superfícies pictóricas

Um capítulo visando a discussão sobre os pigmentos, sua composição e comparação entre os pigmentos orgânicos e inorgânicos do passado ao presente discute um a um os diversos cromatismo para o artista.

Não foram deixadas de lado as propriedades de cada pigmento e suas apropriações a escolha do artista.

Nessa pauta se englobam os pigmentos que substituíram os cromatos, os chumbos e outras composições deletérias.

Confira algumas páginas do livro:

Livro do Pintor Livro do Pintor

Compre no Fruto de Arte

2 Comments:

  1. Olá .Boa tarde !
    Aonde posso encontrar esse livro .
    Em livrarias? Quais ?
    Moro em Santa Catarina .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *