Recém editado em Portugal já está disponível no Brasil “O Livro do Pintor”.
Trata-se de uma publicação muito oportuna em português dado que a disponibilidade de livros sobre o assunto é muito restrita até o momento. A edição é de maio de 2016.
A elaboração do livro é simples e direta e interessa muito aqueles que buscam explicações sobre o material do artista pintor. Há muitas ilustrações descritivas.
Nas suas cento e noventa páginas o autor Francisco Chinita percorre toda a gama dos insumos utilizados pelos artistas pintores.
O autor discute, de início, os materiais artísticos do passado ao presente: tempera ao ovo, óleo, aquarela, os lançamentos do acrílico entre outros; não deixa de lado também outros produtos de fabricação contemporânea que também são empregados pelos artistas no seu dia a dia.
Em seguida os temas se referem a assuntos importantes que merecem ser discutidos pela sua frequência: os aglutinantes específicos de cada técnica, seus produtos auxiliares que hoje são diversos e extremamente úteis, como os “mediums” em cada técnica. A questão dos vernizes e sua apropriação é também um item posto em questão pelo autor.
Na questão das tintas o autor aborda desde a fabricação atual, a diferença entre os níveis técnicos de cada media, a leitura e interpretação dos rótulos hoje com abundante informação sobre seus componentes, transparência ou opacidade, resistência à luz e permanência.
O tópico óleo e acrílico e as permanências de cada técnica são colocações atuais e não deixaram de ser abordadas.
Há uma descrição bastante útil sobre o preparo de tintas pelo próprio artista cobrindo a tinta a óleo, as temperas, a aquarela entre outras.
Muito importante é a discussão do preparo das superfícies de pintura e as selagens e a imprimação das telas. Esclarecimentos adicionais sobre outros suportes como a madeira, o contra placado e sua imprimação com o gesso acrílico e as bases acrílicas transparentes.
Nesse capitulo há uma ampla discussão sobe as superfícies pictóricas
Um capítulo visando a discussão sobre os pigmentos, sua composição e comparação entre os pigmentos orgânicos e inorgânicos do passado ao presente discute um a um os diversos cromatismo para o artista.
Não foram deixadas de lado as propriedades de cada pigmento e suas apropriações a escolha do artista.
Nessa pauta se englobam os pigmentos que substituíram os cromatos, os chumbos e outras composições deletérias.
Confira algumas páginas do livro:
Olá .Boa tarde !
Aonde posso encontrar esse livro .
Em livrarias? Quais ?
Moro em Santa Catarina .
Olá Rose, você pode comprar “O Livro do Pintor” na loja virtual do Fruto de Arte no link abaixo. Eles entregam em todo o Brasil.
http://www.frutodearte.com.br/o-livro-do-pintor.html
Ola.
Gostaria de amiores informacoes de como coprar este livro ( O livro do pintor )
Olá Roque, você encontra “O Livro do Pintor” para comprar na loja Fruto de Arte http://www.frutodearte.com.br
uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre os variadíssimos temas que abordam tudo sobre pintura. Obrigado