As Técnicas Secas
Um meio de desenho, como lápis grafite, carvão, pastel Conté entre outros, cada uma dessas ferramentas cria uma qualidade de linha ou marca diferente.
- Grafite (lápis), pastel, carvão vegetal comprimido, crayon conte, carvão vegetal natural.
- Técnicas Secas são aqueles que aplicados com lápis, carvão, pastel, giz e pastel ou com pigmentos misturados com um aglutinante juntos (carvão e pastel).
Grafite (Material seco)
(Lápis) + (Grafite / Argila – Dureza) + (escala de cinza) – Uma forma suave e cristalina de carbono descoberto pela primeira vez no século 16, grafite é uma matéria de desenho que ocorre naturalmente.
A grafite sólida só precisa de ser extraído, em seguida, moldada em uma forma conveniente. – Aplicada em uma superfície abrasiva(o papel), ela deixa um rastro de partículas cinza escura que têm um ligeiro brilho.
- A grafite foi adotada como um meio de desenho logo após a sua descoberta. – Mas a grafite, sólida é rara e preciosa (existe apenas um depósito conhecido).
- Mais comumente, grafite deve ser extraído a partir de vários minérios e purificada, resultando em um pó.
- No fim do século 18 uma técnica foi descoberta para a mistura de grafite em pó com argila fina. O resultado permitiu a obtenção de uma barra de desenho cilíndrica.
- Envolta em madeira, a grafite se tornou a mais comum ferramenta de desenho chamado lápis.
- A variação da porcentagem de argila no composto de grafite permite aos fabricantes produzir lápis que variam de muito duros (mais argila) para macios (quantidades mínimas de argila).
- Os lápis mais macios produzem resultados mais densos e escuros.
- Quanto mais duros os lápis mais claras as marcas e linhas são obtidas.
A outra forma de lápis a ser abordada adiante será a de lápis colorido.
Ponta de metal
Poucos artistas ainda a utilizam mas foi muito utilizada na antiguidade.
- Pode-se usar qualquer metal macio de preferência prata.
- Cria desenhos com linhas puras e precisas feitas por um ponta fina.
- Suporte: normalmente um papel preparado com uma base de gesso ou gouache.
- É um antepassado do lápis; o mais comum é a ponta de prata;
A superfície deve estar preparada como acima, mas a receita tradicional contempla uma mistura de cinza de ossos, cola , e pigmento branco com água.
- O desenho praticamente inexistente no momento da execução deixa um rastro fino de partículas de metal que em breve por oxidação irão produzir um cinza claro.
- Trabalhos de de ponta de metal são caracterizados por uma linha delicada de largura uniforme.
Carvão vegetal (matéria seca)
O carvão clássico (fusain) é usado desde a antiguidade. Obtido através da queima de galhos de arbusto.
- Melhor qualidade de carvão vegetal:
- Ramos de videira ou salgueiro, lentamente aquecidos numa câmara estanque até que apenas porções carbonizadas remanescem com aspecto preto, frágeis mas de diversas espessuras.
- Esse carvão natural cria linhas suaves, espalhadas que marcam facilmente o suporte e podem ser apagadas facilmente.
- Para carvão mais denso, barras mais duráveis, ou de trabalho mais detalhado, o carvão comprimido está disponível. São obtidos na mesma linha de lápis de carvão vegetal feitas ao longo das fabricações do lápis de grafite.
Crayon / Conte Crayon (Material seco)
Crayon Conté: o mais conhecido crayon par artistas foi desenvolvido na França, na virada do século 19.
Consiste em pigmento comprimido combinado com argila e uma pequena quantidade de pasta gordurosa. Inicialmente concebido como um substituto para o giz preto e vermelho natural, os Crayons Conté desde então se tornaram disponíveis em uma gama completa de cores.
- Consiste em barras colorida de composição de cera:
- Material de desenho em forma de bastão (incluem carvão, giz e pastel, além de implementos de cera);
- Muitas vezes mais brilhante na cor.
- Pigmento terra misturada com óleo, goma, ou cera.
Pastel (Material seco)
Gama completa de cores e grau de dureza, o Pastel é considerada um meio entre a pintura e o desenho.
- Pastel consiste de pigmento ligado com um ligante não gorduroso como uma solução de gomas diversas.
- O artista prefere pastéis suaves para a maioria dos trabalhos.
- Pastéis deixam uma linha aveludada de pigmento quase puro.
- Eles podem ser facilmente misturados, unindo uma cor na outra, apagando os traços individuais e criando suaves tons graduados.
GIZ (Material seco)
Para os geólogos, “Giz” é o nome de um tipo de calcário macio, branco. Na arte, o termo tem sido utilizado de forma menos precisa para citar três suaves materiais finamente texturizadas que podem ser usados para o desenho: “GIZ NEGRO” (composto de carbono e argila).
“GIZ SANGUINEA” (óxido de ferro e argila);
“GIZ” (calcita ou carbonato de cálcio);
Como a grafite, só precisam ser extraídos e, em seguida, adequados em tamanhos convenientes para o uso.
O GIZ natural têm sido amplamente substituída hoje por “Crayon Conté” e outros produtos Conté.