O suporte natural da pintura a aquarela é o papel.
Deve haver uma empatia entre os parceiros e os mesmos devem conter as mesmas garantias de permanência através o tempo:
Perenidade, resistência, inalterabilidade, entre outras virtudes que tanto a tinta como o papel devem propiciar.
Se da tinta se espera a resistência à luz, a compatibilidades entre os pigmentos, a inalterabilidade do reflexo ótico e a defesa contra os vetores, do papel não se exige menos.
A fabricação do papel de aquarela, especializada que é, tem origem nos séculos passados e a maneira de feitura é basicamente a mesma em termos gerais.
O início da fabricação na Europa usava como fibras os trapos de tecido, algodão e linho. Os “trapeiros” corriam as vilas e cidades comprando roupa usada, vendida depois aos moinhos fabricantes.
Uma vez o tecido transformados em trapos, eram batidos até transformarem-se nas fibras nos moinhos chamados “holandeses”.
Uma mistura dessas fibras em grande quantidade de água era então agitada contida em uma espécie de peneira quadrada ou retangular. Uma vez a água esgotada, as fibras entrelaçadas formavam a folha de papel; postas à secar podiam ainda receber outros tratamentos, sempre manuais.
Afora a mecanização os processos de fibras, água, esteira, secadores, encolagem continuam em essência os mesmos.
Os trapos foram substituídos por outras matérias primas: o “linter” fibra processada de algodão, fibras oriundas de outras plantas, como o bambu entre inúmeras outras. A fibra de madeira, hoje tratada para desempenho seguro, é uma fonte idônea para papeis neutros.
O papel de aquarela preferencialmente é o chamado 100% algodão mas frações de outras fibras também podem ser utilizadas. Esse tipo de papel normalmente é processado em equipamentos chamados de “mano-máquina” um misto de papel manual e à máquina.
O papel de aquarela é encolado na massa para o maior controle na aplicação da tinta e tem duas bordas irregulares trazendo a “marca d’água” de seu fabricante.
Apresentam-se em folhas de diversos tamanhos, blocos e mesmo rolos em gramaturas diversas. O peso do papel está ligado ao processo que o aquarelista necessite.
Boa noite!
Gostei muito da vossa página e gostei de saber como é feito o papel para aguarela, pois não sabia as voltas que ela dá, mas só assim permite fazer as maravilhas de quem sabe trabalhá-lo!
Sou uma aprendiz, de pintura, procurava imagens belas e simples, pois a escola vai fazer uma exposição, mas tem que ser um tema ainda fácil para mim.
E assim encontrei a vossa página que adorei, e que vou seguir-vos porque vai ser uma grande ajuda para mim.
Os meus parabéns por este excelente trabalho e ainda não tive tempo de ver os itens todos, tenho que ir devagar!
Bom fim de semana e atá à próxima!
Bjs. M.Celeste
Bom dia!
Gostei muito da vossa página e gostei de saber como é feito o papel para aguarela, pois não sabia as voltas que ela dá, mas só assim permite fazer as maravilhas de quem sabe trabalhá-lo!
Sou uma aprendiz, de pintura, procurava imagens belas e simples, pois a escola vai fazer uma exposição, mas tem que ser um tema ainda fácil para mim.
E assim encontrei a vossa página que adorei, e que vou seguir-vos porque vai ser uma grande ajuda para mim.
Os meus parabéns por este excelente trabalho e ainda não tive tempo de ver os itens todos, tenho que ir devagar!
Bom fim de semana e ate a próxima!
Olá Charles, nós que ficamos gratos pelos seus elogios e por saber que estamos de alguma forma ajudando e compartilhando informações úteis na área artística.
Temos no YouTube uma série de vídeos que talvez seja de seu interesse, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=wwvQCMS32JQ&list=PLIoUL2IqO8LkOGvfhTgYXaKRM9YZ0gO1N
Olá, agradecido por ter acesso a essas informações. Recentemente entrei em curso de aquarela . me sinto enebriado ao usar o material, e o referido material tem me passado relevantes informações.
Olá Ângelo, nós que ficamos lisonjeados por poder ajudar os profissionais e amantes das artes plásticas.
Bem Vindo à esse maravilho mundo da aquarela!