Aquarela, papel, água e… PINCEIS
Sim, os pinceis, indispensáveis e importantes que são.
Por um principio geral o artista domina seu material de trabalho mas a utilização de um pincel muito ligado à técnica a ser exercida é uma vantagem.
Na aquarela, a água necessita pinceis de PELO e não de CERDA.
Os pinceis de pelos animais, principalmente os de MARTA, também o de esquilo (também chamado de PETIT GRIS) são os preferidos pelos aquarelistas.
A MARTA, animal típico de regiões de muito frio oferece as qualidades ideais; há várias qualidades de marta entre elas a KOLINSKY muito reputada.
Qualidades: carregam grande quantidade de tinta; nos pinceis redondos forma uma ponta fina e maleável. Mas a grande qualidade nesse pincel é a RESILIÊNCIA que controla a pincelada e seu retorno à forma inicial.
Outros pelos também são utilizados como os de castor e outros pequenos animais. Os pinceis de pelo de cabra são também úteis em certos procedimentos.
Esses pinceis são apresentados em diversos formatos: redondos, chatos, biselados, tipo leque, grandes “mops”, filberts, ridgers, etc.
Os mesmos formatos são encontrados em pincel de filamento sintético, muito utilizados e econômicos perante o preço do pelo animal. Seu desempenho é diverso mas sempre é uma opção.