Nos afazeres de pintura artística até muito pouco tempo só existiam gomas e resinas naturais tais como o Damar, o Copal, o Mastique e outras de menor importância.
Dessas, a resina que menos amarelecia nos procedimentos, ficou o damar.
Outras resinas, estas sintéticas vieram ao mercado ultimamente: são os acrílicos solúveis em solventes como a água raz (white spirit), as alquídicas entre outras. Mas para o artista que prefere manipular seu próprio material a resina Damar continua sendo, desde a antiguidade, uma solução apropriada.
Olá . Muito bom os artigos!
Costumo trabalhar só com o óleo de linhaça.
Mas fico intrigada e gostaria de saber, qual será o medium que muitos artistas norte americanos usam em suas pinturas, deixando-as com muito brilho, com uma textura diferente, em obras figurativas realistas e hiperrealistas.
Obrigada
Olá Yara.
A tendência na pintura a óleo é a utilização dos MEDIUNS ALQUÍDICOS, de secagem mais rápida que possibilitam uma secagem mas rápida e adicionam uma fatura e reologia da pincelada livre e controlada, mais uma plasticidade favorável.
Outros Mediuns também podem ser testados: também a adição de Verniz Damar nas cores a óleo favorecem o tempo de secagem e um reflexo positivo no filme de pintura.
Há também Mediums que foram muito usados na antiguidade e ainda estão disponíveis; Alguns estão discutidos nos videos disponíveis via YouTube.
Entrementes relaciono os seguintes itens disponíveis no site http://www.frutodearte.com.br:
MEDIUM A PEINDRE LEFRANC & BOURGEOISE
MEDIUM ALKYDE A SECHAGE RAPIDE LEFRANC & BOURGEOISE
MEDIUM FLAMAND LEAD FREE LEFRANC BOURGEOISE
VERNIZ SURFIN DAMMAR LEFRANC BOURGEOISE
Esses materiais são explicados com detalhes e alternativas variadas para o caso em evidência.
Gostei. Simples e objetivo… Já favoritei aqui.
Obrigada por compartilhar o conhecimento.
Agradecido, Isadora!