A cola como meio de pintura (detrempe)
A gelatina obtida, de acordo com a necessidade, é um excelente aglutinante, miscível em água, utilizando os pigmentos quer em pó, quer em pasta.
A cola como preparação de superfícies de pintura
Desde a antiguidade os suportes de pintura eram preparados via cola de pela, tanto na selagem como na imprimação de tecidos, madeira, parede entre outros.
A preparação se aplica com a cola morna, como seladora e como Primer, misturada com os gessos apropriados.
As superfícies assim preparadas, magras, permitem a aplicação de várias técnicas de pintura.
A cola aplicada nos processos de douração
Uma das técnicas mais refinadas de aplicação de folhas de ouro e similares é a técnica de água onde é necessária a aplicação das “assietes”, conhecidas como “bolo armênio. Há vários procedimentos mas de início, básico, é a mistura da cola de pele com o referido “bolo armênio produto argiloso de extração natural (vermelho, amarelo, preto) permitindo a aplicação da folha metálica nas técnicas de água.
O bolo armênio com a cola adicionada, permite a aplicação da folha de ouro e sua subsequente brunidura via pontas diversas de água, devido a resiliência do substrato. O acabamento final também permite uma ligeira refletância do tom de fundo do bolo armênio.
A cola de pela aplicada em papeis e outros substratos
Muitas vezes o artista necessita uma seladora em papeis, cartões entre outros. Pela sua constituição, a cola de pele de coelho, sua ausência de reflexo e sua capacidade de selagem é uma alternativa apropriada. A utilização também se dá de maneira fácil e controlada.
Todos os instrumentos aplicados nas técnicas descritas são limpas com água ligeiramente aquecida.
Perfeito este trabalho parabéns gostaria de receber sempre estas informações
Olá Gertrudes, é uma satisfação saber que estamos desenvolvendo um trabalho que ajude a divulgar essa área tão pouco explorada no Brasil.
Periodicamente estamos disponibilizando novos conteúdos e postando também em nossa Fan Page no Facebook: http://facebook.com/manualdoartista
Gostaria de saber se posso usar a cola de coelho nas telas prontas que compramos nas lojas?
Posso usar uma camada de cola, e depois o gesso acrílico?
Caro Rogerio,
As telas prontas disponíveis no mercado estão imprimadas com o chamado gesso acrílico.
Essa imprimação prescinde de qualquer outra intervenção, salvo mais uma ou mais camadas do Gesso Acrílico Cromacolor para reforçar e garantir que a tela esteja adequada à pintura.
A Cola de Coelho, nesse estágio fica sem função. Mas se trata de um colágeno aplicável em diversas técnicas tanto como seladora de superfícies como de aglutinante para técnicas de pintura a base de cola; nas técnicas de douração misturada ao bolo armênio, é imprescindível.