A tinta a óleo que tem como início de seu uso o Século XV sempre foi vestida com um manto de uma certa Alquimia e Lendas.
No começo de seu uso era somente a mistura de um óleo secativo e pigmentos; elaborada no atelier pelos artistas ou seus auxiliares com o correr do tempo, afora os solventes, foram inseridos no processo outros agentes modificadores de fatura.
Os pintores sempre procuraram saber dos segredos dos seus pares: quais as formulas, secretas e guardadas zelosamente. E os havia, e muitos: alguns de efeito desastrosos, outros, meio mágicos e alquímicos.
Muitos compêndios foram elaborados discutindo a matéria, principalmente os segredos dos pintores da antiguidade: Rubens, Rembrandt, Goya, Velasquez e todo contingente foram e são pesquisador e muitos volumes anunciam receitas de todo o tipo:
Receitas e inserção de variados materiais como auxiliares de execução: os famosos “mediums”. Em destaque o compendio de maroger* artista e cientista que testou os “mediums” da antiguidade; algumas pequenas firmas no exterior fabricam e vendem produtos como o “medium maroger”, alguns de feitura discutível.
Creio que vc errou em citar os artistas, pois nenhum deles pertence ao renascimento
Olá Iohanan.
Seu comentário foi muito apreciado e absolutamente correto.
O texto foi imediatamente corrigido e agradecemos muito sua intervenção!