Até bem pouco tempo as técnicas de pintura a óleo obrigavam os artistas a uma escolha descriminatória de suportes: telas preparadas, tablados de madeira ou MDF, cartões telados preparados entre outros.
Raras as intervenções de pintura a óleo em papel…
Mesmo assim existiam, (e ainda existem) papéis fabricados com uma camada de proteção que muitas das vezes não agradam a sensibilidade do artista, de aspecto mecânico e não empático.
O artista que até um certo momento escolhia o papel como suporte de pintura era servido com mais de uma solução:
Ou adquiria um papel JÁ PREPARADO ou PREPARAVA um papel a sua escolha com seladoras ou bases para isolar o suporte da camada de pintura, principalmente no caso da escolha ser a tinta a óleo.
Posto que a pintura a óleo tem uma característica ácida, aplicada ao papel sem um isolante remete a uma possível deterioração das fibras do suporte. Isso no caso do óleo; na pintura acrílica, aquarela, tempera pura o aspecto deletério não existe.
A solução aplicada até um determinado momento ou cabia ao próprio artista, preparando e aplicando bases seladoras sobre o papel ou ao material existente no mercado que oferece folhas, blocos ou rolos de papel já preparados. A base transparente aplicada pelo artista é normalmente a de natureza acrílica mas outras soluções são exequíveis tais como gomas e algumas outras.
O mesmo sucede com os papéis fabricados para o fim específico das técnicas de óleo: diversas marcas oferecem ao artista produtos indicados para a finalidade. Cabe ao utilizador uma escolha sobre as diversas condições de cada produto.
O segmento de fabricação de papel para artistas foi, ultimamente, posto em evidência com um lançamento que favorece a pintura a óleo nesse suporte:
Trata-se de papel destinado a pintura a óleo (e evidentemente para todas as outra técnicas) com características inovadoras e comprovadamente de alta performance.