O papel ARCHES para óleo contempla as diversas necessidades do pintor: composição, gramatura e desempenho perante a media a ser utilizada.
As fibras componentes do papel ARCHES para óleo são as longas, de puro algodão; a espessura do papel no caso remete ao seu peso por metro quadrado, que é de 300 gramas. O papel de tal peso é suficientemente resistente para todas as técnicas usuais do óleo.
Livre de ácidos e com reserva alcalina.
A mecânica da produção do papel é obtida pelo método de FORMA REDONDA, produção somente utilizada pela industria que emula a condição MANO MÁQUINA tradicional, diferente da técnica da FORMA PLANA . A técnica de FORMA REDONDA permite um melhor entrelaçamento das fibras do algodão que resulta em uma resistência apreciável como suporte de pintura.
O encolamento na massa é dosado tendo em vista a utilização da técnica desejada e diferente da produção do papel artístico para outras técnicas.
Mas a característica final da produção do papel ARCHES para óleo é sua camada final seladora, indisponível até agora nos suportes com as mesma finalidade: a obtenção desse aspecto final nesse papel, imperceptível a olho nu possibilita ao pintor a óleo uma liberdade até o momento indisponível.
AS CARACTERÍSTICAS DEFINITIVAS DO PAPEL ARCHES PARA ÓLEO:
Os suportes para pintura a óleo exigem muito pelas características da técnica:
Isolamento do suporte, espessura do substrato, comportamento perante a acidez da media, resistência e compatibilidade em relação aos solventes utilizados no óleo, comportamento perante os mediums auxiliares, características de absorção, tração mecânica em relação ao enrolamento, etc.
O novo papel ARCHES para pintura a óleo contempla todos os requisitos para se diferenciar em termos de excelência a todos os detalhes da técnica; em termos gerais, adicionada outras vantagens, até agora não disponíveis ao artista.
DISPONIBILIDADE E MANEJO DO MATERIAL
Sem dúvida os grandes formatos não são atingidos pelo papel ARCHES para óleo. Mas até o limite da largura de um metro e comprimento de até nove metros a opção está disponível.
Dentro dessas limitações o papel ARCHES só oferece vantagens: pode ser cortado e adaptado nos tamanhos pré definidos; pode ser colado em outros suportes rígidos.
Mesmo tendo uma espessura e peso apreciável é facilmente alocado, não exige condicionamento especial e estocado de maneira confortável.
O papel ARCHES para pintura a óleo até o momento está disponível em formatos de folhas, blocos e rolos nas seguintes dimensões:
AS FOLHAS: Sempre na gramatura de 300g as folhas medem 56 x 76 centímetros
OS BLOCOS: Na mesma gramatura nos tamanhos 23 x 31 e também 31 x 41 centímetros com 12 folhas cada bloco.
EM ROLOS: Os rolos medem 1,13 x 9,15 metros, também em 300g por metro quadrado.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PRÁTICAS DO PAPEL ARCHES
O papel Arches para pintura a óleo possibilita várias possibilidades únicas em alguns casos:
Antes de tudo: Não há necessidade de selagem e/ou imprimação
1 – As duas faces do papel recebem a pintura a óleo(e também as outras técnicas) pois
a camada seladora contempla os dois lados
2 – O papel pode ser cortado em qualquer tamanho.
3 – O papel, uma vez pintado, pode ser envernizado.
4 – O papel recebe técnicas mistas mesmo com a pintura a óleo, um vez respeitado o conceito “grasso sul magro”.
5 – O papel aceita e responde bem aos solventes comuns da pintura a óleo.
6 – O papel recebe sem problemas camadas mais espessas de óleo, incluindo espatulado.
7 – O papel pode ser colado a qualquer tempo em um suporte rígido.
8 – O papel, uma vez pintado e em estagio de secagem apropriada pode ser enrolado e transportado facilmente.
9 – A discussão relativa aos suportes de pintura mais convencionais até o momento, como as telas de tecido, são sobrestadas pois a essência das matérias tem a mesma base: as fibras vegetais de maneira mais ampla; a formação da tela diferencia o tecido(trama e urdidura) do papel, entrelaçamento randômico das fibras. No papel a camada seladora é sutil e imperceptível.
10 – Uma estrutura de 300 gramas por metro quadrado proporciona excelente resistência ao dia-a-dia de manipulação.
CONCLUSÃO: TRATA-SE DE UM MATERIAL QUE RENOVA AS MANEIRAS DE USAR O SUPORTE NA PINTURA A ÓLEO, SEM ABSTRAIR AS OUTRA TÉCNICAS.