A escolha do artista que usa o papel como suporte de alto nível em seu trabalho merece algumas considerações:
As primeiras escolhas sempre visam certas condições necessárias a conservação da representação artística através o tempo, sua longevidade e condições mínimas museológicas em termos de patrimônio artístico e cultural.
Em resumo o artista conta com os detalhes técnicos de fabricação à saber:
Condições diferenciadas de fabricação como papel de arte com características de um ordenamento próprio em equipamentos tais como as esteiras “fourdrinier” e as máquinas de “forma redonda”, a primitiva geradora da mecânica de obtenção do resultado final.
Constituição de fibras também diferenciadas tais como o “linter”, a fibra original de algodão, as fibras de vegetais diversos, como as gramíneas e de arbustos e a fibra básica de alfacelulose.
Os materiais acessórios na fabricação tais como os encolamentos internos e externos; as cargas necessárias a manter o nível neutro do papel elidindo a acidez, os materiais fungicidas e outras intervenções gerais.
A isenção de branqueadores óticos que possam interferir na qualidade do produto, a intervenção pontual de feltros, as marcas d’água, os relevos secos, as superfícies acetinadas, lisas e rugosas (torchon), as margens naturais ( bordas artesanais) e as margens acabadas são as providências assumidas pelos diversos fabricantes. Também os rolos de papel, com largura apreciável e comprimento adequado estão disponíveis.
As gramaturas, peso por metro quadrado, os diversos tamanhos visando determinados meios desejados pelo artista, a inserção de pigmentos em caso de papel em cor, aumentam a variedade dos papéis artísticos. As folhas e os blocos de papel nas mais diversas dimensões aumentam as escolhas dos artistas.
A fabricação destina o papel como suporte para as mais diversas técnicas artísticas configurando o desenho, aquarela, pastel, técnicas secas em geral, a pintura mais ampla incluindo a tinta acrílica, as tintas fluidas e incluindo a técnica de óleo que nesse caso necessita de cuidados especiais.
Há também várias linhas que se destinam à gravura, seja ela de relevo, metal, litografia e também serigrafia.
O papel de arte também contempla as técnicas digitais e, nesse caso, todas as reproduções da obra plana estão contempladas incluindo a fotografia nas mais variadas dimensões.
Há também um nicho importante que remete à preservação da própria obra tais como papéis barreira, papéis para intervenção em geral e acondicionamento museológico entre eles cartões, placas e afins.
As origens e os requisitos básicos dos moinhos de fabricação de papel:
Os primeiros moinhos de papel na Europa remontam pelo menos há oito séculos passados. Com a chegada dos árabes via norte da áfrica, que detinham os segredos da fabricação de papel, originalmente em poder dos chineses, marcou a atividade.
Os primeiros papéis, no oriente, tinham como fonte de fibras diversos vegetais e materiais diversos que, na Europa, foram substituídos por trapos de tecido dando novo foco na fabricação.
Entre essa fonte, do tecido, linho e eventualmente o algodão a primitiva fabricação de papel, manual formou uma logística própria. O elemento inicial, importante foi o desenvolvimento do “moinho holandês” que remetia os trapos às fibras minúsculas que, uma vez adicionadas à água formava um pasta. Essa pasta era colhida por uma espécie de grade vazada de cobre, que remetia a saída de água e permitia a formação da folha de papel por entrelace das fibras.
O papel obtido resultava em forte característica de longevidade mesmo sem os adicionais da moderna feitura, pela matéria prima e adição de água abundante e pura dos rios que permeavam esses moinhos.
Já os papéis orientais, objeto de outras técnicas, serão comentados em breve.
A Alfa-Celulose na Composição do Papel do Artista
Quanto as modernas fibras de obtenção dos papéis observa-se diferenças da praticidade e do uso diverso: os papéis de uso geral para consumo em todas as áreas da atividade humana, tantos os de uso imediato como os de assuntos de arquivo semi permanentes e diferente de todos os usos, o papel para artista.
Assim a celulose de madeira de uma forma geral, desde o advento de suas fibras na fabricação, foi a grande provedora de matéria prima. Os processos industriais, de alta tecnologia, aplica-se a produção da fibra dessa origem em uma multiplicidade de projetos principalmente pelo seu baixo custo e o descarte após o uso da matéria.
A madeira, a seu tempo, é composta de produtos tais como a celulose e de uma macromolécula, a lignina. Para a fabricação, por exemplo, de papéis para jornais e revistas, embalagens descartáveis e afins a lignina não é processada
fazendo parte da pasta. Nos papéis de qualidade e, em especial, o papel de arte a lignina não faz parte da matéria prima pois tem efeito deletério perante o tempo, provocando o amarelecimento e a degradação da matéria.
A extração da lignina nas fibras de madeira é exercida para os papéis artísticos sem o uso de branqueadores óticos. Assim a alvura relativa dos produtos finais é preservada de qualquer outro material aleatório que possa alterar sua integridade através o tempo.
Tendo sempre em vista que a matéria prima no caso do Pinheiro ou do Eucalipto remete à extração de matéria renovável e ecologicamente correta.
Esse tipo de obtenção de fibra idônea e de alta qualidade remete o artista a escolha de papéis de alto nível ao preço mais favorável e a apropriação dessa tecnologia é nomeada como “fibras de alfacelulose” e é de absoluta resposta técnica.
Sou estudante de restauro e tenho me interessado muito sobre arte. Essa publicação além de riquíssima em informação e apresentação de produtos de qualidade está lindamente produzida.
Olá Elisabete, nós que ficamos agradecidos por agradar nossos leitores, infelizmente no Brasil esse tipo de informação sobre a área artística e de restauro é muito escassa, então tentamos pelo menos introduzir o público interessado nesse mundo.
Caso tenha algum assunto que tenha interesse que seja publicado em nosso site, não deixe de nos dizer.
Obrigado.
Hola
Gracias por toda la información que aportan. Soy artista plástica y me es de mucha utilidad.
Saludos desde Argentina!!