Verniz e Medium de Cera de Abelha

Verniz de Cera de Abelha

Há tempos passados estava disponível para os artistas pintores esse importante material de procedimentos nos estúdios.

Verniz Cera de Abelha CromacolorDevido a importância do material que ultimamente estava em falta os próprios artistas que conheciam o processo de elaboração, fabricavam para seu próprio uso.

A manipulação para obter essa pasta de cera de abelhas envolvia um risco pois o aquecimento da cera e sua mistura com o solvente vegetal, a terebintina, requeria um cuidado especial e a obrigatoriedade da execução ao ar livre.

Uma vez obtida a pasta, pronta, seu uso propicia utilização fácil e com ótimo rendimento e a temperatura ambiente.

Felizmente esse verniz e médium está novamente disponível, já preparado com a marca CROMACOLOR.

Trata-se de uma formulação tradicional e com receita que atravessou os séculos:

A formula é a mesma da antiguidade: uma parte de cera de abelhas pura e três partes de terebintina formando uma pasta.

cera de abelha

favo-mel

VERNIZ REMOVÍVEL

A cera de abelhas é um dos melhores vernizes conhecidos. De fácil aplicação, a frio, tem excelente vantagem perante outros produtos. Em primeiro lugar é um verniz que, dependendo da aplicação, apresenta uma superfície que evita os reflexos, com acabamento MATTE . Pode também, com a manipulação de um pano seco, em seguida, proporcionar um reflexo acetinado.

verniz de cera de abelha

Mais ainda, tem secagem relativamente rápida e com uma vantagem da maior importância: É FACILMENTE REMOVÍVEL a qualquer tempo utilizando-se a própria terebintina. Levando em conta que os vernizes disponíveis, mesmos os resolúveis, exigem cuidados especiais ou mesmo serem totalmente definitivos o verniz de cera é uma ferramenta bem adequada.

Como verniz protetor adiciona a vantagem de proteger a pintura de fatores tais como a umidade e possível acúmulo de poluição ambiental, onde houver.

O verniz de cera é aplicável em pintura a óleo (uma vez a superfície estiver completamente seca); pode ser aplicado para outras técnicas incluindo temperas e acrílicos. Alguns artistas também tem usado esse material em técnicas diversas com resultados satisfatórios.

MÉDIUM DE TÉCNICAS A ÓLEO

A pasta de cera também é muito apreciada como médium auxiliar nas técnicas de óleo. Pode ser usada pura adicionada em quantidade variável de cor ou também acrescida de mais óleos secativos e mesmo resinas como o Damar (previamente dissolvido em terebintina).

medium cera de abelha

A reologia do material com a própria tinta a óleo, dependendo da intervenção e dosagem, permite um resultado que pode ser controlado pelo artista.

COMO AGLUTINANTE DE PIGMENTOS

A pasta de cera também é utilizada com a adição tão somente de pigmentos para a obtenção de uma massa de pintura especifica. O reflexo, nesse procedimento, é MATTE.

aglutinante de pigmento

 

Compre no Fruto de Arte

Artigos Relacionados

6 Comments:

  1. Gosto muito de usar verniz de cera no meu óleo.

  2. BISMARQUE ALCANTARA BISPO

    Esta cera pode ser usada sobre pintura com aquarela?

    • Olá Bismarque.
      A aquarela, praticada em papel, EXPERIMENTALMENTE, pode ser TESTADA usando o verniz de cera.
      As técnicas são experimentais e o resultado provocará um total reflexo estranho na pintura, além de provocar uma mancha de cera em partes do papel.

  3. Qual é o valor do pote do Verniz e Medium de cera de abelha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *