Tintas a Óleo Estúdio

tinta a oleo estudio

Essa linha de tintas tradicionais é elaborada com pigmentos de preço moderado e formulada para pintores diletantes ou para pintores com mais experiência que necessitem de grandes quantidades de tinta a um preço econômico.

Espectro

São fabricadas com pigmentos que disponibilizam uma paleta tão completa quanto possível a um preço econômico. O espectro foi selecionado de modo a garantir que a partir da base possa ser misturado o maior número de cores.

Além disso, o espectro está especificamente relacionado com o das tintas extra finas proporcionando misturas puras de cores e facilitando a passagem dos pintores para o uso destas, quando preparados.

Formulação

Tal como acontece com a gama mais profissional, todas as cores de estúdio são formuladas individualmente para tirar partido das características naturais de cada pigmento e para assegurar a estabilidade da cor.

Carga do pigmento / força de entintagem

Um elevado nível de pigmentação fornece um bom poder de cobertura e uma boa força de entintagem. Embora não possa igualar a carga de pigmentação das tintas profissionais, a gama estúdio é perfeitamente utilizável.

O seu custo moderado foi conseguido através da utilização de pigmentos de opções controladas, e não da diminuição da carga de pigmentação a um nível inaceitável. A formulação, no  processo e o controle de qualidade garantem um produto de excelência absoluta.

Viscosidade / Consistência

A gama possui uma consistência mais uniforme do que a gama extra fina e é um produto ligeiramente mais denso. Permite uma retenção excelente das marcas do pincel e da espátula.

Luminosidade da superfície

Tal como acontece com a gama profissional, a luminosidade da superfície pintada  depende do pigmento utilizado. O nível de brilho variará em consequência.

Estabilidade

Sempre que possível, foram selecionados os pigmentos mais estáveis. A formulação garante que o produto se manter estável no tubo assim como que produzirá a película de tinta mais estável possível (quando devidamente aplicada).

Tempo de secagem

Todas as cores se tornam secas ao toque entre 2 a 12 dias.
Os diferentes ritmos de secagem devem-se à diferente reação de cada pigmento quando misturado com óleo. A formula das cores para otimizar os tempos de secagem ajuda os pintores a evitar os problemas da secagem lenta nas camadas de base.

No entanto, a lista seguinte serve de guia para as variações prováveis:

Secagem rápida [dois dias, aproximadamente]: Azul-da-Prússia (Prussian Blue), Siena Natural (Raw Sienna), Sombras (Umbers).

Secagem média [cinco dias, aproximadamente]: Azul Ftalo (Phtalo Blue) e Viridiana (Viridian Hue) [ftalocianinas], Terra-de-Siena Queimada (BurntSienna), Azuis Ultramarinos (Ultramarine Blues), Óxidos de ferro sintéticos,Branco de Titânio (Titanium White), Branco de Zinco (Zinc White), Negro-de-Fumo (Lamp Black), Negro de Marfim (Ivory Black).

Secagem lenta [mais de cinco dias]: Tonalidades de Cádmio (Cadmium Hues), Arilamidas, Rosa l (Permanent Rose) [quinacridona], Tonalidade Carmesim-de-Alizarina (Alizarin Crimson Hue).

Todas as tintas a óleo, para evitar o amarelecimento do óleo, as pinturas não devem secar na escuridão contínua ou expostas a um elevado índice de umidade.

Brancos de pintura: O Branco é a cor mais utilizada. Os brancos da gama estúdio proporcionam características de trabalho diferentes ao pintor.

Branco de Titânio (Titanium White): É o branco moderno mais popular. É o Branco mais branco e mais opaco.

Branco de Zinco (Zinc White): É o branco menos opaco, tornando-o ideal para colorações e velaturas.

Artigos Relacionados

Comentários estão fechados