Tinta a Óleo Extra Fina

tinta a oleo extra fina

As tintas desta gama são moídas segundo as especificações mais exigentes, com os melhores pigmentos e aglutinantes disponíveis, para artistas que procuram as melhores cores.

Espectro

Essa linha oferece o mais abrangente espectro de todas as gamas a óleo. As cores são escolhidas segundo o tom da massa (a cor tal como sai do tubo), o meio tom (o “tom” da cor quando em película fina), a sua força e opacidade relativa.

Formulação

Todas as tintas da gama extra fina são formuladas individualmente para realçar as características naturais de cada pigmento e garantir a estabilidade da cor. Carga do pigmento/força de entintagem. Nessas cores utiliza-se o mais elevado nível de pigmentação combinado com as mais rigorosas propriedades de manuseio. A força do pigmento proporciona poder de cobertura e força de entintagem, assegurando que o artista pode tirar o melhor partido de cada cor.

Viscosidade/Consistência

A consistência espessa e amanteigada das tintas desta gama, juntamente com o aroma de óleo de linhaça, são características apreciadas. São formuladas com uma consistência adequada permitindo que o pintor controle o pincel ou a espátula. A cor pode também ser diluída com um médio para produzir uma velatura perfeita e uniforme.

Luminosidade da superfície

Embora a gama extra fina seja formulada para proporcionar uma superfície refletiva tão uniforme quanto possível, é importante ter em atenção que essa qualidade da película de tinta é afetada por uma grande variedade de fatores. Uma vez que cada pigmento requer volumes diferentes de óleo para a sua elaboração, a luminosidade da superfície pode diferir de cor para cor. A adição de solventes e a utilização de médios aditivos alteram igualmente a luminosidade da superfície.

Estabilidade

A industria desenvolveu alternativas estáveis para as tintas tradicionais, sem comprometer as propriedades de manuseio das tintas a óleo. Como resultado, a estabilidade da gama de cores como um todo foi melhorada muito além dos sonhos dos pintores do passado.

Tempo de secagem

O tempo de secagem das tintas desta gama é também uma característica essencial da pintura a óleo. Dado que a tinta se mantém viscosa e úmida durante alguns dias, o pintor pode intervir nesse intervalo. Todas as cores se tornam secas ao toque entre 2 e 12 dias.

Os diferentes tempos de secagem devem-se à diferente reação de cada pigmento quando misturado com óleo.

No entanto, a lista seguinte serve de guia para as variações prováveis:

  • Secagem rápida [dois dias, aproximadamente]: Azuis Cobalto (Cobalt Blues), Azul da Prússia (Prussian Blue), Siena Natural (Raw Sienna), Sombras (Umbers).
  • Secagem média [cinco dias, aproximadamente]: Os Azuis e Verde sde ftalocianina, Terra-de-Siena Queimada (Burnt Sienna), Violetas e Verdes Cobalto, Ultramarino (Ultramarine Blues), Cores de Marte (Mars colours), Óxidos de ferro sintéticos, Carmim de Alizarina (Permanent Alizarin Crimson), Ocres, Cádmios, Branco de Titânio (Titanium White), Branco de Zinco (Zinc White), Negro-de-Fumo (Lamp Black), Negro de Marfim (Ivory Black).
  • Secagem lenta [mais de cinco dias]: Amarelos e Laranja (arilamidas), Quinacridonas.

Em todas as pinturas a óleo, para evitar o amarelecimento das pinturas as mesmas não devem secar em escuridão ou expostos a um elevado índice de umidade.

Brancos de pintura

A maioria dos brancos são moídos com óleo de cártamo.

Branco de Titânio (Titanium  White) é o branco moderno mais popular;

Branco de Zinco (Zinc White) é o Branco menos opaco, tornando-o ideal para colorações e velaturas. Tem a consistência mais frágil.

Branco Iridescente (Iridescent White) um pigmento baseado em mica, um branco nacarado. É eficaz quando misturado com cores transparentes.

Artigos Relacionados

Comentários estão fechados