Preparação do Verniz Damar

preparacao do verniz damar

Muitas marcas de fabricantes de tintas artísticas oferecem o Verniz Damar já pronto. Algumas colocam em seus rótulos a especificação dos componentes, outras não. Difícil estabelecem tanto o componente como a proporção do volume sólido em ambos os casos.

Para o artista mais exigente havendo a pedra de Damar e uma boa terebintina disponível a elaboração do verniz é muito simples. A proporção recomendada mais correta entre o Damar e a terebintina é de 50% de volume entre os componentes; se essa manipulação produz um verniz muito concentrado a adição de mais terebintina corrige o resultado.

processo de fabricação de verniz de resina damarPara esse verniz é necessário:

Uma parte de Terebintina;

Uma parte de Damar;

Um vidro apropriado que possa ser fechado;

Um tecido tipo filó para conter as pedras;

Amarre as pedras no tecido e coloque dentro do vidro; um barbante amarrado no saco de pedras permite a manipulação d tirar as pedras do líquido adicionado (terebintina). Procure fechar o bocal do vidro para não haver evaporação da terebintina.

Dois dias serão suficiente para as pedra se diluírem no líquido. Toda a impureza restá no tecido. O preparado pode ser então filtrado simplesmente outra vez tanto em outro tecido como em filtros de papel caseiro.

 

 

Compre no Fruto de Arte

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *