Pintura a Óleo sobre Papel

pintura a oleo sobre papel

Até bem pouco tempo as técnicas de pintura a óleo obrigavam os artistas a uma escolha descriminatória de suportes: telas preparadas, tablados de madeira ou MDF, cartões telados preparados entre outros.

Raras as intervenções de pintura a óleo em papel…

Mesmo assim existiam, (e ainda existem) papéis fabricados com uma camada de proteção que muitas das vezes não agradam a sensibilidade do artista, de aspecto mecânico e não empático.

O artista que até um certo momento escolhia o papel como suporte de pintura era servido com mais de uma solução:

deterioracao do papel na pintura a oleoOu adquiria um papel JÁ PREPARADO ou PREPARAVA um papel a sua escolha com seladoras ou bases para isolar o suporte da camada de pintura, principalmente no caso da escolha ser a tinta a óleo.

Posto que a pintura a óleo tem uma característica ácida, aplicada ao papel sem um isolante remete a uma possível deterioração das fibras do suporte. Isso no caso do óleo; na pintura acrílica, aquarela, tempera pura o aspecto deletério não existe.

A solução aplicada até um determinado momento ou cabia ao próprio artista, preparando e aplicando bases seladoras sobre o papel ou ao material existente no mercado que oferece folhas, blocos ou rolos de papel já preparados. A base transparente aplicada pelo artista é normalmente a de natureza acrílica mas outras soluções são exequíveis tais como gomas e algumas outras.

bloco de papel arches oilO mesmo sucede com os papéis fabricados para o fim específico das técnicas de óleo: diversas marcas oferecem ao artista produtos indicados para a finalidade. Cabe ao utilizador uma escolha sobre as diversas condições de cada produto.

O segmento de fabricação de papel para artistas foi, ultimamente, posto em evidência com um lançamento que favorece a pintura a óleo nesse suporte:

Trata-se de papel destinado a pintura a óleo (e evidentemente para todas as outra técnicas) com características inovadoras e comprovadamente de alta performance.

 

 

Compre no Fruto de Arte

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *