Pigmentos na Aquarela

pigmentos na aquarela

Aglutinante de alta qualidade recebe então os pigmentos, a cor em estado sólido; em alguns casos os pigmentos também são disponíveis em concentrações líquidas.

Os pigmentos utilizados cobrem todo o espetro e são escolhidos entre os orgânicos e os inorgânicos de maior resistência à luz.

Entre os pigmentos inorgânicos os escolhidos:

Cádmios (vermelhos laranjas, amarelos)
Ocres, Sienas, Sombras(Terras), Óxidos diversos, Ultramarinho, Ceruleo, Cobaltos, Veridian entre outros.

Os pimentos orgânicos utilizados:

Quinacridona (diveros tons), Azo(amarelos) Antraquinonas, Monazoicos, os poderosos azuis e verdes Ftalo para enumerar alguns.

Outros Insumos na Composição da Aquarela

pigmentos na aquarelaPequenas intervenções de umectantes, plastificantes, agentes óticos e cargas são adicionados para um desempenho ideal na aquarela.

Plastificantes: A Goma Arábica melhora seu desempenho como aglutinante evitando possível craquelamento: a intervenção de um tipo de álcool, a GLICERINA que age também como elemento ativo na preservação da tinta no tubo. Também a METIL CELULOSE auxilia no processo como auxiliar aglutinante ou dispersante.

Umectantes: Como a GLUCOSE ou o próprio MEL como retentores e água.

Cargas inertes : A DEXTRINA favorece a condição de uma massa de tinta suave, cremosa. Em alguns casos diminui o volume dos pigmentos mais caros, caso da linha ESTÚDIO.

Fungicidas: Previne o aparecimento do mofo devido a presença do mel ou da glucose.

Água: Finalmente, nos tubos há uma quantidade de água (15%) a substância miraculosa que d´vida ao papel e a aquarela.

A diferença entre a fabricação entre os tubos e a pastilha (tabletes): Na pastilha a água é evaporada no seu estagio final.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *