Os Processos de Douração e seus Materiais

A prática da douração remete à alta antiguidade: os processos envolvidos da maneira mais clássica ainda persistem e há também uma evolução de alguns materiais mais recentes. Para o dourador mais rigoroso, produtos básicos estão disponíveis, ainda produzidos com base em receituário clássico.

A parte das folhas de ouro legítimas ou de substituição os produtos básicos nessa técnica devem ser escolhidos para cada caso.

douracao folha de ouro brunidor

De fato a quantidade de monumentos, detalhes arquitetônicos, imagens em templos e museus bem como inserções em artes pictóricas além de uma infinidade de outras produções artísticas preservadas exigem uma manuseio constante de materiais na douração.

Além desse segmento há uma constante aplicação das folhas de ouro, genuínas ou mistas, no fazer artístico nas mais variadas atividades artísticas, muitas delas necessitando de praticidade de execução.

Aqui vamos nos referir aos produtos da linha CHARBONNEL, disponíveis no Brasil, de origem francesa, especializada nesse campo desde 1862. A casa CHARBONNEL, desde aquela época, está situada no Quai Mont- Bello, em frente a Catedral de Notre Dame, em Paris, sempre no mesmo endereço.

douracao charbonnel

Produtos Charbonnel para Douração

A linha CHARBONNEL de produtos de douração cobre as técnicas mais tradicionais e antigas e também fornece materiais de produção mais simples e rápida quer para profissionais ou mesmos diletantes que queiram inserir a técnica de dourado em seu trabalho.

As duas linhas de trabalho , de maneira geral, podem ser definidas como a douração com base de óleo e com base de água, dependendo da natureza do objeto a ser manipulado.

Compre no Fruto de Arte

Artigos Relacionados

2 Comments:

  1. Nirma Costa Dos Anjos

    Muito interessante os detalhes fornecido aqui neste site, eu acho lindo a douração em objetos, este é o motivo para eu querer saber sobres os materiais utilizados para esta técnica. Agora que descobrir, sei que terei todas as respostas que preciso. Obrigada por criarem um site com tantas informações de muito valor para quem quer aprender.

    • Olá Nirma, ficamos honrados com seu elogio.
      Caso tenha interesse em tirar dúvidas na área de douração ou outros produtos artísticos não deixe de perguntar.
      Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *