Mixtion à Base de Óleo para Douração

Visando os monumentos, as paredes, abobadas, ornamentação de igreja e templos, palácios, imagens diversas os suportes devem ser preparados com os óleos secantes, chamados de “MIXTION A DORER”:

Existem dois tipos de óleos, ou Mixtion, para aplicações definidas e cuja diferença básica está em seu tempo de abertura e do tempo de secagem e da extensão do objeto a ser dourado.

mixtion oleos para douracao charbonnel

Mixtion – Óleos para Douração

Levando em consideração esses procedimentos os óleos disponíveis se referem a seu tempo de abertura de 12 ou de 3 horas.

A “Mixtion” de óleo de 12 horas será usada preferivelmente para grandes superfícies, para exteriores em condições climáticas secas e em locais sem demasiada poeira.  Esse óleo permite melhores resultados que a “Mixtion” de 3 horas (brilho e profundidade da folha de ouro).  Mais ainda a resistência desse produto será muito maior ao longo do tempo, formando uma película mais durável.

O óleo “Mixtion” de 3 horas emprega-se de maneira geral em objetos de menor envergadura, para trabalhos internos e quando o contexto não permite uma execução com a Mixtion de 12 horas (um clima úmido ou alta presença de pó).

Nos casos da aplicação da folha de ouro nessa preparação (óleos secativos) não se deve brunir o trabalho pois a base permanece flexível. Essa resiliência ao se brunir a folha, resulta em possibilidade de imperfeições.

As durações de trabalho indicadas nesses óleos (3 ou 12 horas) devem ser respeitadas entre o tempo de aplicação e a colocação da folha de ouro.  O tempo pode variar em função das condições climáticas.  Como exemplo se o tempo estiver seco a aplicação da folha pode ser executada em até uma ou duas horas a mais do tempo final indicado em cada produto.  Mesmo assim uma tolerância de até uma hora  a mais nesses limites expressos pode ser aproveitada.

aplicação folha de ouro

Aplicação Folha de Ouro

A utilização de um ou outro óleo dependerá da extensão do trabalho e das condições de clima e do local do projeto.  Essas “Mixtion” resistem bem em baixas temperaturas igualmente ao clima temperado.

De maneira geral a aplicação à folha de ouro com os óleos descritos é um processo mais simples do que outras técnicas.

Nessa técnica de Mixtion a óleo os procedimentos geralmente são muito simples:

Se o objeto não é oleoso (gesso, madeira, etc.) podem se aplicar como fundo tinta acrílica, colorida ou somente a base transparente acrílica , em duas ou três camadas finas (exemplo Terra de Siena misturada a um pouco de branco). Essas camadas recobrem a superfície e eliminam a absorvência do objeto.  Alem do mais a coloração da tinta enriquece o reflexo da folha metálica a ser aplicada.  Essa Mixtion também pode ser juntada a uma cor de tinta a óleo.  O uso de um verniz final é possível.

materiais para douração

Materiais para Douração

No caso do objeto de fundo metálico a Mixtion é aplicada diretamente.

Na prática, com as mãos perfeitamente limpas, aplica-se duas camadas finas do óleo; quando a camada tornar-se pegajosa (teste com o dedo) a folha de ouro pode ser aplicada.

Compre no Fruto de Arte

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *