Cores Complementares no Círculo de Cores

Cores Complementares

Ter um bom conhecimento das complementares pode ajudar a alcançar a satisfação na pintura. Em todo o espectro do círculo de cores, cada cor primária é sempre oposta a cor obtida misturando as outras duas cores primárias. Assim, o vermelho é sempre oposto ao verde, amarelo ao violeta e azul para o laranja.

Os tons que são opostos diretos na roda de cores são chamados cores complementares. Estas cores são contrastantes, ou conflitantes, e que produzem dois efeitos diferentes, dependendo de como eles são usados.

cores-complementares-circulo-de-coresSe colocarmos cores complementares ao lado de outra, elas irão reforçar-se mutuamente e aparecem mais brilhantes do que quando separadas, produzindo um efeito vibrante. As cores não precisam ser aplicadas em sua plena intensidade; versões suaves iram resultar em contrastes complementares sutis, mas eficazes.

Adicionando uma cor ao seu complemento, o resultado é um tom menos saturado. . Quando uma cor é muito intensa ou brilhante, adicionando-se um pouco de complementar é uma boa maneira de obter tom mais baixo.

As cores complementares podem ser usadas no lado escuro de objetos para produzir uma sombra.

Além disso, através da mistura de quaisquer dois complementares juntos, você pode obter uma grande variedade de tons de cinza e cores neutras .

Laranja e verde vai criar um marrom, laranja e azul um cinza, e assim por diante;variando as quantidades de cada cor usada na mistura,vai resultar em diferentes tons e valores de cor.

Compre no Fruto de Arte

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *