Como é Fabricada a Aquarela

fabricacao da aquarela

Pouca intervenção ou quase nenhuma, diferencia a constituição do material na aquarela:

De uma maneira mais simples a descrição é espartana:

Como aglutinante, a clássica Goma Arábica que será descrita em detalhes adiante.

Como matéria de cor: os pigmentos inorgânicos e orgânicos, os sintéticos e sua larga disponibilidade.

O mel ou sucedâneo, a glicerina como auxiliar plastificante e mais um biocida completam uma formulação industrial.

GOMA ARÁBICA:

goma arabicaÉ um aglutinante natural, vegetal exudado pela Acácia Senegal, arbusto muito comum no Sudão e Senegal na África. Qualquer incisão na Acácia produz como defesa a goma em questão.

É chamada de “arábica” pela intervenção de seu comercio na Europa, na antiguidade, via os árabes. A goma arábica tem um amplo uso em muitas especialidades tais como a farmacêutica, a de alimentos, bebidas, cosméticos, como adesivo em geral e inúmeras aplicações.

A Goma Arábica na aquarela é uma escolha das mais acertadas mesmo havendo sucedâneos disponíveis e utilizáveis.

Sua virtude básica é a empatia com a água. É totalmente solúvel no meio, sem necessidade de qualquer intervenção. Trata-se então de um ligante seguro, sem riscos para a saúde do usuário e, mais ainda, facilmente dispersa com água.

RIGOR E PROCEDIMENTO NA FABRICAÇÃO

componentes tubo aquarela

A fabricação da aquarela é uma especialidade muito antiga que firmas tradicionais praticam com rigor. Os procedimentos básicos ainda persistem; o que pode mudar são economias de método na logística, embalagem e produtos adicionais.

A escolha da matéria prima: A matéria básica, importante, é o aglutinante, a Goma Arábica.

O Senegal, o Sudão, são os fornecedores especializados na oferta do insumo. Mas os grandes adquirentes da Goma, de maneira global, são as companhias que produzem itens de massa tais como alimentos, bebidas, cosméticos, adesivos entre outros.

A colheita da Goma Arábica apresenta uma variedade de qualidade importante. Assim os fabricantes de tinta se preocupam em ter acesso a melhor Goma, a mais clara, as pedras maiores e a mesma uniformidade nos lotes.

A Goma, em seu estado bruto, é então processada por métodos rigorosos para ser dissolvida em água também adequada.

Assim o aglutinante está pronto, dentro de características padrão, para se juntar aos pigmentos e demais insumos e ser iniciada a mistura inicial mecânica.

processo de fabricacao diagrama

Artigos Relacionados

Comentários estão fechados