Características do Acrílico

Características da Tinta Acrílica

A resina acrílica, obtida das reservas fósseis, necessita de intervenções complexas para compor um meio da atividade artística.

Vários aditivos são necessários para que o aglutinante ideal resulte da matéria prima inicial:

Emulsificantes, dispersantes, antiespumantes, humectantes, espessantes e biocidas balanceados são os componentes da resina adequada a produzir uma tinta para artistas.

A tinta acrílica foi inicialmente desenvolvida na década de 1950 como pintura imobiliária, e foi disponível comercialmente como tintas para artistas na década de 1960. O termo -acrylic- refere-se ao fato de que o pigmento para a tinta é suspenso em uma emulsão de polímero acrílico.

Diferente das tintas a óleo, onde o pigmento está suspenso em óleo (óleo de linhaça geralmente) o nome faz todo o sentido. A água é usada para combinar a emulsão e pigmento em tintas acrílicas e, por conseguinte acrílicos são considerados como “à base de água.” mas o certo é que a tinta acrílica é uma “dispersão com água”.

Dependendo das técnicas de pintura utilizadas, as acrílicas podem parecer semelhantes, quer em pinturas a óleo ou aquarelas. Naturalmente, a tinta acrílica também pode ser aplicada de tal modo que é claramente uma pintura acrílica, e não óleo ou aquarela.

As tintas acrílicas tradicionais são as tintas de secagem rápida que estiveram presentes nos últimos 50 anos. Elas são fabricadas por várias indústrias no ramo artístico.

O comportamento e propriedades das tintas acrílicas

A tinta acrílica depois de seca não é solúvel em água. Acrílicos secam em menos de trinta minutos. Em contraste, o óleo não se tornar seco ao toque durante 48 horas no mínimo.

A tinta acrílica seca de forma diferente de tinta a óleo. A tinta acrílica “seca” por evaporação de água. Tintas a óleo secam pela interação com o oxigênio do ar com o óleo e (quando utilizado) a evaporação do solvente.

Os filmes de acrílicos não são tão complexos como os de óleo. Uma variedade de aditivos são adicionados à tinta acrílica para conseguir um funcionamento conveniente. Exemplos desses aditivos são agentes espessastes, estabilizadores, conservantes, surfactantes, solventes de coalescência e desespumantes. Alguns dos aditivos são solúveis em água ou são solúveis em algum solvente na sua fase industrial.

As pinturas acrílicas, no caso de comparação, não apresentam craqueladuras em relação a pinturas a óleo, porque as resinas são mais flexíveis e podem suportar trações muito maiores. Acrílicos são bons adesivos e podem suportar muitas vezes o seu próprio peso. Eles não devem, contudo, ser manejados para aglutinar materiais muito densos ou estruturas salientes na superfície do suporte.

Compre no Fruto de Arte

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *