Suportes, Aplicações e Técnicas

suporte para pintura com tina a óleo

A seguir uma descrição da variedade de aplicações e de técnicas que ajudam a garantir o seu sucesso com as tintas a óleo.

PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE

Preparação de telas e outros suportes

A estabilidade da pintura começa pela superfície sobre a qual é criada. Existem várias superfícies com uma estabilidade comprovada, mas todas têm uma característica em comum: permitem que a integridade essencial da película de tinta seja mantida por várias gerações.

Os suportes são estáveis, uma vez que o óleo se modifica progressivamente com o passar do tempo, impõem um mínimo de flexibilidade. Um suporte com demasiada absorvência provoca diferenças e a separação entre recipiente do óleo e o pigmento.

Demasiada absorvência provoca afundamentos e a separação entre o excipiente do óleo e o pigmento, enquanto pouca absorvência significa que a película pode soltar-se e fragmentar-se.

A seguir apresentam-se os suportes, juntamente com sugestões para a sua preparação adequada.

Tipos de imprimações

As imprimações de tela controlam a textura, a absorvência e a cor do suporte. Uma elevada proporção dos problemas técnicos que os artistas enfrentam deve-se a uma base de má qualidade. Os gessos e as preparações para superfícies garantem bons resultados no controle da textura, da absorvência e da cor.

 Escolha de Imprimações

– Gesso Acrílico

Como resultado da sua formulação, os gessos acrílicos são recomendados para a pintura a óleo. Secam rapidamente e não requerem qualquer preparação prévia.

– Preparação com Base Oleosa

Existem imprimações oleosas oriundas dos procedimentos de épocas passadas há uma séria de formulações que deverão ser comentadas em capítulo oportuno.

 

ESCOLHA DE SUPORTE

Madeira

É utilizada como suporte de pintura há vários séculos. Alem da sua própria estabilidade, as madeiras oferecem uma vantagem singular pela sua rigidez, constituindo um suporte que minimiza o efeito de qualquer choque ou da flexibilidade da película de tinta.

MDF

Oferece estabilidade e rigidez a um custo inferior ao dos painéis de madeiras e são bastante mais estáveis em termos de dimensão.

Papel

Pode ser usado para pintura a óleo. É escolhido pela sua textura e resistência. A utilização de papel é aceitável com óleos, desde que a folha escolhida seja de um papel preparado para isolar a matéria de celulose e a camada de tinta. Existem papéis para essa finalidade já com essa interface.

Tela

Quando esticada sobre um chassis, a tela tem sido o suporte para a pintura a óleo mais popular desde o século XVII.
A trama do tecido, combinada com a capacidade do material esticado, contribui para uma superfície sobre a qual pode ser bastante compensador e agradável trabalhar.

Cartão telado

É normalmente utilizado em substituição às telas montadas. Os cartões telados ocupam menos espaço e se utilizam com facilidade .

Você encontra Suporte para Tinta Óleo e outros produtos no Fruto de Arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *