A Ação dos Mediuns nas Técnicas a Óleo

acao dos mediuns pintura a oleo

A tinta a óleo que tem como início de seu uso o Século XV sempre foi vestida com um manto de uma certa Alquimia e Lendas.

No começo de seu uso era somente a mistura de um óleo secativo e pigmentos; elaborada no atelier pelos artistas ou seus auxiliares com o correr do tempo, afora os solventes, foram inseridos no processo outros agentes modificadores de fatura.

Os pintores sempre procuraram saber dos segredos dos seus pares: quais as formulas, secretas e guardadas zelosamente. E os havia, e muitos: alguns de efeito desastrosos, outros, meio mágicos e alquímicos.

Muitos compêndios foram elaborados discutindo a matéria, principalmente os segredos dos pintores da antiguidade: Rubens, Rembrandt, Goya, Velasquez e todo contingente foram e são pesquisador e muitos volumes anunciam receitas de todo o tipo:

Receitas e inserção de variados materiais como auxiliares de execução: os famosos “mediums”. Em destaque o compendio de maroger* artista e cientista que testou os “mediums” da antiguidade; algumas pequenas firmas no exterior fabricam e vendem produtos como o “medium maroger”, alguns de feitura discutível.

Artigos Relacionados

2 Comments:

  1. Creio que vc errou em citar os artistas, pois nenhum deles pertence ao renascimento

    • Olá Iohanan.

      Seu comentário foi muito apreciado e absolutamente correto.
      O texto foi imediatamente corrigido e agradecemos muito sua intervenção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *